"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

POR DENTRO DO MUSEU DA CORRUPÇÃO: PALÁCIO PRESIDENCIAL NA UCRÂNIA



Pela primeira vez, ucranianos puderam entrar na casa de campo do ex-presidente, e o sentimento foi de revolta

No último final de semana, depois dos protestos que abalaram a Ucrânia e depuseram o presidente Viktor Yanukovych, os ucranianos entraram pela primeira vez no palácio que era a casa do governante, localizada a cerca de 20 quilômetros de Kiev, capital do país.

Os ucranianos apelidaram o lugar de “Museu da Corrupção”, uma referência ao que o luxo da casa representa para o país: o desvio de verbas públicas em prol de alguns poucos.

É incrível como uma pessoa pode levar o país a uma pobreza vergonhosa, enquanto vivia com tanto luxo. Não existe moral, disse um dos ucranianos que visitava o palácio.

Meu coração fica em pedaços quando eu vejo como o nosso presidente vivia”, diz outro. Eu acho que nós deveríamos trazer todos os membros do partido e todos os membros da polícia aqui para que eles possam ver quem eles estavam protegendo e o que essas pessoas estavam fazendo.

O exército da oposição está fazendo guarda no palácio e tornou as visitas restritas, para evitar pilhagens e saques. Mas o New York Times conseguiu um tour por dentro do local, onde o luxo impera: lareiras, animais empalhados, tapetes, acabamentos em ouro por todos os cantos e uma grandiosidade que é possível de imaginar vendo o palácio de fora.

Veja no vídeo abaixo:

http://youtu.be/7w7xJdSLrxo
 
26 de fevereiro de 2014
graça no país das maravilhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário