"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

DEMOCRACIA? QUE DEMOCRACIA?!


João Saldanha, técnico desalojado do cargo antes do início da Copa do Mundo de 1970 não tinha papas na língua, dizia o que tinha de dizer doesse a quem doesse e estamos conversados (como ele dizia). 

Era franco, direto e rasteiro, não deixava nada pra depois, com ele era bateu, levou, não levava desaforo para casa nem admitia insinuações sem respostas à altura. Indagado sobre a democracia no Brasil ele disse que nossa democracia é uma democracia diferente, tipo concessão, onde quem deveria exercer seu direito como cidadão abre mão da prerrogativa, deixa que outros assumam seu lugar e faça uma democracia própria e particular, onde o poder é fatiado entre partidos de ocasião, oportunistas de plantão, apaniguados e parentes.
Nossa democracia não é somente da elite dominadora, é de um amontoado chamado aliados, que assumem o poder e faz de tudo para nunca mais perdê-lo, para isto contam com a cumplicidade de grande parte dos eleitores. 

Nossa democracia não é representativa, não espelha a vontade do povo que não sabe votar, como bem disse Pelé em uma de suas tiradas, esta a mais verdadeira. 

Nossa democracia fica à mercê de partidos que abrigam criminosos, bandidos de colarinho branco e toda sorte de pessoas com fichas sujas. Partidos que não selecionam seus integrantes, basta ter condições de pagar o preço, bancar a campanha, que está admitido. 

Nossos ditos representantes-políticos em sua maioria estão lá para ficar para sempre e tirar o máximo em proveito próprio, possível e imaginável. Uma vez instalado, fazem-se acordos os mais escusos e desprezíveis desde que isto possa garantir a permanência no poder hoje e sempre. 

Nossos ditos representantes-políticos não têm compromisso com quem os elegeu, não procuram saber dos seus anseios, deixam seus seguidores ao deus dará, fazem pouco ou nenhum caso daqueles que "permitiram" sua eleição.
Num país onde os presídios estão superlotados, numa total desumanidade, onde os criminosos circulam da maneira que lhes convier, onde comandam ações criminosas através do celular permissivo como as atrocidades vistas nos últimos dias, inclusive comandam depredação de patrimônio público e privado e assassinatos como queima de ônibus e de pessoas. 

Nossa democracia tem leis brandas para proteger bandidos de alta periculosidade, bandidos ao volante, bandidos que enchem a cara e saem atirando a esmo e assaltando todo mundo. 

Nossa democracia privilegia a impunidade, cria leis que isolam o povo e o faz acuar em suas casas cheias de grades protetoras, nas portas e janelas, ou nos locais onde o acesso ao bandido é facilitado. Que obriga o cidadão a equipar suas residências de alarmes e cercas elétricas fora o medo de sair à rua a qualquer hora do dia ou da noite. 

Em nossa democracia o poder público é ausente, não exerce a função que lhe cabe, é omisso e complacente, não cumpre seu papel fundamental que é dar segurança, saúde e educação ao seu povo, mais omisso ainda e muito menos reivindicador. 

Nossa democracia permite um Socorrão 2, onde as vítimas-doentes são espalhadas pelos corredores, sem leitos adequados, com superlotação tal qual os presídios Brasil afora. 

Temos uma democracia que usa nosso dinheiro para socorrer, perdoar dívidas e financiar outros países enquanto aqui perdura a fome e a falta de água no Nordeste. Faltam presídios para acomodar melhor os presos e hospitais para dar assistência melhor aos doentes. Parece até que nossos políticos ignoram isso! Uma democracia onde a maioria dos prefeitos se enriquecem da noite pro dia, alguns são destituídos, mas não são presos nem devolvem o que furtaram. 

Temos uma democracia de penúria, onde se cria bolsas disso e daquilo, apelidadas de programas sociais, mas, que, na verdade, é uma forma de construir eleitores de cabresto e reféns do sistema, além de ser uma forma cruel de se perpetuar no poder à custa da caridade e da mendicância institucionalizadas. 

Falei muito do político, mas o cerne da democracia é o cidadão, o maior responsável pelo estado de coisas que está aí. Temos eleitores e cidadãos que aceitam propina, vendem sua dignidade na hora de votar por trinta dinheiros.
Que viram as costas para o próximo abandonado nas ruas, que fura fila e saqueia produtos de acidentes e enchentes. Cidadãos que não têm consideração pelo idoso, que querem, a exemplo da maioria dos políticos, levar vantagem em tudo, avançam sinal vermelho, ultrapassam onde não é permitido, abusam da velocidade e da bebida e não estão nem aí para as consequências, afrontando as leis. 

Somos um país tão sem-educação e hombridade, um tanto meio-criminoso, que dá desânimo e desesperança na gente! 

Políticos e eleitores se merecem, democracia e meia-ditadura, idem! 
Pseudo-democracia que não tem sintonia com cidadãos e pessoas de bem!
Nossa democracia é o retrato do cidadão irresponsável e omisso. 
É isso!


26 de fevereiro de 2014
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário