"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 10 de novembro de 2013

PT EM CRISE TEM ABSTENÇÃO EM MASSA NAS ELEIÇÕES INTERNAS



 Números extraoficiais aos quais o iG teve acesso indicam um alto nível de abstenção do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT. Segundo dados divulgados por correntes que disputam o PED, em Belo Horizonte (MG) apenas 3.200 dos nove mil filiados aptos a votar foram às urnas. O número é inferior ao PED de 2009 quando 4.200 petistas votaram na capital de Minas Gerais.
 
Em Campo Grande, dos 3.900 inscritos, 1.590 votaram. Em Dourados, também no Mato Grosso do Sul, foram às urnas cerca de 700 dos 1.097 aptos a votar.
 
Na região da Grande São Paulo também houve redução no número de participantes em relação a 2009. Em Osasco, berço do candidato favorito à presidência do diretório estadual, Emídio de Souza, compareceram cerca de 1.400 filiados. No PED anterior foram dois mil.
 
No diretório zonal de Guaianazes, um dos maiores da capital paulista, aproximadamente 1200 compareceram neste domingo (10). Em 2009 foram 2.800. Os números preliminares também apontam uma queda de 30% no zonal do bairro dos Pimentas em Guarulhos (SP).

Na sexta-feira (8) a presidente Dilma esteve no local para anunciar o investimento de R$769 milhões em mobilidade urbana para Guarulhos e Osasco, o que gerou uma expectativa que houvesse grande comparecimento no local que é um dos principais redutos petistas na grande São Paulo.
 
Listas de votação
Candidatos das correntes minoritárias também disseram ter recebido muitas reclamações de militantes que deviam estar aptos a votar, mas seus nomes não estavam nas listas de votação. A direção do PT evita fazer um prognóstico sobre o quórum do PED deste ano enquanto não chegarem mais dados.
 
A apuração está sendo feita nos municípios que repassam os números para os diretórios estaduais, que, por sua vez, informam os resultados ao diretório nacional onde está sendo feito a totalização. A expectativa é que um primeiro boletim parcial seja publicado a partir das 21 horas. O resultado final deve sair na segunda-feira.
 
(IG)



Nenhum comentário:

Postar um comentário