"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 10 de novembro de 2013

PETROBRAS SUSPEITA DE EVASÃO DE DIVISAS, COMPRA SUPERFATURADA E PECULATO

Petrobras pediu sigilo na tramitação dos processos.  Suspeitas em contratos da área Internacional da Petrobrás são de evasão de divisas, compra superfaturada e peculato

O contrato PAC SMS entre a Área Internacional da Petrobrás e a Construtora Odebrecht está sendo investigado por autoridades, em processos que tramitam em sigilo, a pedido da petroleira. O Ministério Público Federal no Estado do Rio de Janeiro (MPF/RJ) instaurou procedimento investigatório criminal em junho para apurar infrações em contratos da Petrobrás no exterior, incluindo o acordo com a Odebrecht. As suspeitas são de evasão de divisas, compra superfaturada e peculato.

Veja também:
O Ministério Público (MP) junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), que já investigava a compra da refinaria de Pasadena (Texas, EUA), pediu em agosto à Petrobrás a documentação de quatro contratos da empresa, incluindo o da Odebrecht. O procurador Marinus Marsico remeteu o caso à Procuradoria da República do Estado do Rio, e o caso seria encaminhado internamente. O TCU, sob relatoria do ministro José Jorge, também acompanha o caso.
 
Foram convidados a prestar esclarecimentos a presidente da Petrobrás, Graça Foster, e o ex-presidente Sergio Gabrielli, entre outros. As investigações sobre Pasadena e o contrato com a Odebrecht foram iniciadas após reportagens do Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, revelarem irregularidades. A série sobre Pasadena começou em julho de 2012 e a da Odebrecht, em junho de 2013. Veja abaixo trechos da auditoria no contrato da Petrobrás.






10 de novembro de 2013
O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário