"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 10 de novembro de 2013

A ECONOMIA E O DESEMPREGO

  
 
Foi recentemente divulgada a informação dando conta de que os gastos com o seguro-desemprego em outubro assustaram a equipe econômica e estão perto de estourar o orçamento autorizado no ano para o programa. 
Por outro lado, a taxa de desocupação no País, segundo o IBGE, é de 5,4%, número vinculado, por fontes governamentais, a uma virtual situação de pleno emprego. 
É claro que o cidadão comum, não preocupado com impactos eleitorais passíveis de serem produzidos pela divulgação de dados sensíveis, tenta harmonizar os resultados oficiais com as dificuldades financeiras do programa que, aparentemente, acenderam uma luz de advertência no governo. 
O que estará acontecendo na realidade? 
O cenário efetivo do mercado de trabalho não condiz com os números divulgados pelo IBGE? Por acaso as discrepâncias estão ocorrendo pelo excesso de acordos entre empregados e empregadores que propiciam passeios pelo benefício e retornos às mesmas funções, após período informal, quando tudo volta ao normal? Neste caso, urge um controle mais rigoroso por parte dos órgãos responsáveis pela condução do programa. 
Existem implicações relativas à já endêmica carência de mão de obra especializada? 
Qualquer que seja a razão da dicotomia, a sociedade tem o direito de dispor de um fluxo de informações mais transparente e sem restrições de natureza eleitoral, para entender o que está efetivamente ocorrendo no mercado de trabalho, já que este constitui o grande argumento do governo para tranquilizar a população, em relação às advertências oriundas de fontes internacionais sobre a deterioração da economia do País.
10 de novembro de 2013
Paulo Roberto Gotaç é Capitão de Mar e Guerra, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário