"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

SÍRIA ACEITA PROPOSTA RUSSA DE COLOCAR ARMAS QUÍMICAS SOB CONTROLE INTERNACIONAL

França vai propor resolução à ONU sobre armas químicas da Síria
Damasco enfrentará consequências graves se forem violadas condições



Chanceler francês Laurent Fabius fala sobre situação da Síria em Paris
Foto: THOMAS SAMSON / AFP
Chanceler francês Laurent Fabius fala sobre situação da Síria em ParisTHOMAS SAMSON / AFP
 
A Síria aceitou a proposta da Rússia de colocar seu arsenal de armas químicas sob controle internacional como forma de evitar um ataque militar das potências ocidentais, informou a agência Interfax nesta terça-feira, citando o chanceler sírio, Walid al-Moualem. Mais cedo, Moscou disse que estava costurando um plano próprio com Damasco, que seria apresentado em breve a outras nações. A França, por sua vez, apresentará ao Conselho de Segurança da ONU uma resolução que define as condições para o desarmamento do regime de Bashar al-Assad. E advertiu que é preciso estar “extremamente vigilante” para evitar uma manobra de Assad, chamando atenção para a “inesperada disposição do regime sírio em negociar”.
 
 
Durante uma coletiva de imprensa em Paris, o chanceler Laurent Fabius afirmou que a resolução, sob o Capítulo 7 da Carta da ONU, cobrindo uma possível ação militar e não militar para restaurar a paz, alerta para consequências “extremamente graves” para a Síria se forem violadas essas condições.- Fizemos uma rodada muito proveitosa de conversações com o chanceler Sergei Lavrov ontem, e ele propôs uma iniciativa relativa às armas químicas. E, à noite, concordamos com a iniciativa russa - disse o ministro Walid al-Moualem.
 
 
A resolução que o governo de François Hollande vai apresentar às Nações Unidas se articula em cinco pontos fundamentais. De acordo com o chanceler, a Síria deverá informar o tamanho de seu programa químico e punir o responsável pelos ataques em 21 de agosto, que, segundo o governo americano, mataram mais de 1.400 pessoas, incluindo 400 crianças. Para o ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, a aceitação por Damasco da proposta de desarmamento prova que “a pressão internacional tem funcionado”.
 
 
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, ressalvou nesta terça-feira que a proposta, que foi anunciada por ele na segunda-feira, não era somente russa e surgiu durante contatos com os Estados Unidos. E afirmou que estava trabalhando com a Síria num plano para efetivar a proposta.
 
 
- A Rússia está agora em contato com a Síria para trabalhar no desenvolvimento de um plano viável, preciso e concreto - disse Lavrov, acrescentando que o plano será apresentado em breve.
 
10 de setembro de 2013

O GLOBO
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário