"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

APOSENTADORIA DE GENOÍNO, NO PANTEÃO DOS INATINGÍVEIS


 Não poderia ter um momento mais inoportuno para o deputado federal José Genoino fazer seu pedido de aposentadoria do que nessa semana, justamente no momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) caminha para o desfecho do processo que julga o mensalão, podendo decidir por sua expulsão da vida política.

Acusado dos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa, o parlamentar, que era presidente do PT quando estourou o maior escândalo político do país, mostra, mais uma vez, que se considera acima do bem e do mal.

Assim como os outros colegas de condenação, Genoino reserva para si um lugar no panteão dos inatingíveis. Os advogados dele, ao justificarem o pedido de aposentadoria, alegam que o deputado corre risco caso tenha que manter a atividade parlamentar, o que estaria sendo agravado pela baixa umidade relativa do ar de Brasília e pelas frequentes despressurizações de voos que o deputado tem que fazer ao Distrito Federal.

O afastamento por invalidez, como querem os procuradores do deputado, garantiria a ele um soldo mensal de R$ 26 mil. É mais uma mordomia aviltante que enche os brasileiros de indignação.

JÁ FOI CONDENADO

Genoino está prestes a perder o mandato por roubar a nação. Já foi condenado por isso, e o que se discute agora não é mais sua culpabilidade, mas se ele irá para o xadrez ou se cumprirá sua pena em regime aberto.

Diante da incontestável realidade de sujeiras e outras maracutaias quaisquer, em vez de receber uma gorda aposentadoria, o parlamentar deveria ser obrigado a restituir os cofres públicos de todos os danos que ajudou a ocasionar.

A orgia com o dinheiro público em que Genoino figurou com papel de destaque não pode se perpetuar nessa aposentadoria. Se ele é comprovadamente um ladrão, como decidiu o STF, dar-lhe uma aposentadoria nesta altura do campeonato é premiar a bandidagem.

Em nome de “glórias” do passado e de uma luta pela democracia que já teve seu tempo, não se pode eternizar a impunidade. Se Genoino teve seus méritos quando ainda jovem, pôs tudo a perder ao surrupiar a nação e ser descoberto.

Mais uma vez, o recado das ruas está como um eco no deserto. Ressoa, mas ninguém escuta. Se ao nobre parlamentar faltam as condições de saúde para estar nos assentos do Congresso, que os deixe logo, sem mais prejuízos para os bolsos dos trabalhadores.

A esperança é que o STF aja rapidamente e torne Genoino cassado pelos crimes que cometeu, pois, na direção inversa, os amigos na Câmara de Deputados já estão se apressando para garantir a ele um manjar que servirá até o último de seus dias e ainda se estenderá para os familiares.

10 de setembro de 2013
Heron Guimarães
(transcrito de O Tempo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário