"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

ARMAÇÃO ILIMITADA

Denúncia não confirmada de espionagem na Petrobras pode ressuscitar a xenofobia

É importante o brasileiro acompanhar com a devida atenção o desdobramento da suposta espionagem realizada pelo governo norte-americano por meio da National Security Agency (NSA).
Por enquanto, o que se tem são apenas denúncias e nenhum dos documentos que embasaram as notícias veiculadas pelo dominical Fantástico teve a veracidade confirmada. Até o momento apenas suposições têm servido para o alarde que o Palácio do Planalto vem fazendo sobre o caso.

Como antecipamos em matéria anterior, na edição desta segunda-feira (9), o governo petista de Dilma Rousseff está explorando ao máximo as denúncias, que até agora carecem de confirmação. Em relação à denúncia de que a presidente foi monitorada pela NSA, de acordo com informações de Edward Snowden, o governo está aproveitando o fato para avançar no processo de compra sem licitação de um satélite geoestacionário.

No caso da Petrobras, não causará surpresa se o PT retomar a xenofobia e ressuscitar o slogan da ditadura “O petróleo é nosso”. Aliás, há alguns anos Lula já se valeu desse bordão oportunista e barato. Como os leilões do pré-sal estão agendados para o próximo dia 21 de outubro, que o País não se surpreenda se até lá surgir alguma notícia nova que suspenda o leilão, apesar de o Brasil precisar de altos investimentos para explorar petróleo em profundidades maiores do que cinco mil metros.

Em nota, a presidente Dilma Rousseff afirmou que se conformadas as denúncias de que os Estados Unidos espionaram a Petrobras para obter informações privilegiadas, ficará evidente que a violação se deu por questões econômicas e estratégicas.

“Se confirmados os fatos veiculados pela imprensa, fica evidenciado que o motivo das tentativas de violação e de espionagem não é a segurança ou combate ao terrorismo, mas interesses econômicos e estratégicos”, destacou a presidente.

Na nota divulgada pela assessoria da Presidência, Dilma lembrou que tentativas de violação e espionagem não são compatíveis com a convivência democrática entre países amigos. “De nossa parte, tomaremos todas as medidas para proteger o país, o governo e suas empresas”, afirmou.

Petróleo é um negócio altamente rentável e tem muita gente de olho nos lucros que sairão das profundezas do oceano. É preciso estar atento, pois uma mudança radical nos planos, que beneficiaria algum grupo ligado ao governo ou ao PT, não deve ser descartada.

10 de setembro de 2013
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário