"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 18 de agosto de 2013

CIGANOS DA HUNGRIA: COMO SAIR DE UM CÍRCULO VICIOSO

article image
Comunidade cigana da Hungria representa 8% da população do país (Fonte: Reprodução/Reuters)
Um julgamento de assassinato é sintomático do maior problema social da Europa 
 
 
Robbert Csorba pegou Robika, seu filho de quatro anos de idade, e fugiu para salvar suas vidas quando um coquetel molotov atingiu sua casa. Eles não foram longe: ambos foram mortos a tiros assim que saíram de casa.

Um tribunal de Budapeste condenou, na semana passada, três extremistas de direita à prisão perpétua, sem condicional, pelo assassinato dos Csorbas e de quatro outros membros da minoria cigana da Hungria em uma série de ataques entre 2008 e 2009.
Um quarto membro do grupo recebeu pena de 13 anos. Os quatro homens haviam admitido seu envolvimento, mas haviam negado o assassinato. É provável que recorram da sentença.

As mortes no norte e no leste do país causaram uma onda de terror na comunidade cigana da Hungria, a qual representa 8% da população do país, de 10 milhões de pessoas. Os assassinos haviam operado livremente por cerca de 14 meses.
A investigação da polícia foi assolada pela incompetência e, dizem os ativistas ciganos, uma falta de empenho em capturar os assassinos. Somente com a chegada dos
perfilhadores do FBI o caso foi solucionado.

O juiz Laszlo Miszori disse que os assassinos se encaravam como vigilantes, trazendo ordem para as comunidades sem lei. A violência arrefeceu na Hungria, mas está crescendo na vizinha, a República Tcheca.
Os embates entre os ciganos e os não-ciganos foram estimulados pelos grupos Neonazistas, cada vez mais confiantes. Na Eslováquia, diversas cidades ergueram muros para separar as comunidades ciganas dos seus vizinhos.

18 de agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário