"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 18 de agosto de 2013

O DIREITO DE FICAR PT DA VIDA

O Direito de ficar PT da Vida
 
O Ser Humano tem três aspectos fundamentais: ação, razão e emoção. O ideal é o equilíbrio. Um estágio mental e comportamental esteticamente lírico. O problema é que costumamos ficar longe disto. Na maioria das vezes, a característica emocional prevalece. Temos atração pelo dramático. Em alguns casos, ele se exacerba, tornando-se épico. É a hora, às vezes legítima, em que chutamos a lata, o balde ou o pau da barraca. Temos o direito de ficar PT da vida.
Minha patroa aqui em casa é um exemplo vivo da indignação permanente. Tenho outros três grandes amigos que também são especialistas no assunto detonação. Um é conhecido médico legista. O segundo é um octagenário aviador e produtor rural. O outro é um famoso apresentador de televisão. Igual a minha amada, os três explodem, facilmente, quando estão PTs da vida. Por isso, eu entendo, perfeitamente, a atitude do Super Barbosão com o Ricardão Lewandowski. Não dá para suportar chicanagem.
O beicinho do Lewandowski não convence. Até agora, ele não veio a público esclarecer a grave denúncia do auditor Rodrigo Aranha Lacombe à revista Veja, apontando o adversário de Barbosa como o principal manipulador de um esquema, na presidência do Tribunal Superior Eleitoral, que viabilizou a aprovação das contas do PT no escândalo do Mensalão e permitiu o também milagroso endosso das contas da campanha presidencial de Dilma Rousseff.
Barbosa não está apenas PT da vida. Ele está literalmente putíssimo. O presidente do STF está reagindo duramente porque está sentindo algo de podre no ar. Na verdade, Barbosa ficou de saco cheio das ameaças veladas que recebeu da petralhada. Assim, a aproveitando o constante mal estar gerado pelas dores na coluna, Barbosa aproveita para extravasar e, se preciso, rasgar a toga. O lamentável é que a frescura de nossos poderosos de plantão condena a indignação do negão...  
Tal como Barbosa com Lewandowski, o mercado também está PT da vida com o ministro da Fazenda. Guido Mantega é uma piada sem graça. Como ele tem a coragem e cara de pau de afirmar que vai tudo bem na economia, e que não dá para entender o nervosismo dos investidores. Pior é Mantega alegar que aguarda uma decisão do Federal Reserve (o banco central norte-americano, que não pertence ao Tio Sam, mas sim aos banqueiros internacionais) para resolver o que fará com o nosso câmbio.
Tudo está tão maravilhoso que já se fala em dólar a R$ 2,70. Ou mais... O fato objetivo é que governo não sabe o que fazer. O patético Mantega, homem de confiança de Lula da Silva e José Dirceu, ainda comete a burrice de dizer que o dólar alto beneficia a indústria. Ele só não tem coragem de admitir o óbvio: o dólar subindo encarece tudo, do custo de vida dos reles mortais até os insumos industriais. A carestia acaba alimentando a inflação...
A não ser pela perda da popularidade, e por alguns protestos isolados que os problemas conjunturais podem gerar, os políticos corruptos e demais integrantes do sistema do crime organizado não têm a menor preocupação com o dólar subindo. As verdinhas deles estão bem guardadas lá fora, em algum paraíso fiscal. E o resto do dinheiro roubado, que não foi dolarizado, está lavado ou esquentado em alguma atividade comercial ou em investimentos acionários.
Bandidos nunca perdem onde o crime compensa e dá lucro – como é o caso do Brasil. E, conforme era esperado, a onda de protestos recente já se transforma em uma marolinha de indignação represada. Os políticos, que se assustaram, já se acalmaram. O PT, que levou um tranco, já virou o jogo. Em São Paulo, seus integrantes lideram os protestos contra o Geraldo Alckmin.
E a Doutora Rose? Dizem que ela vai muito bem... E o Bem Amado dela, o popular Bebum de Rosemary, melhor ainda! Até porque, bilionário com problemas só se fala do Eike Batista... Nosotros, os cidadãos-eleitores-contribuintes pobretões, que dependemos de trabalhar muito para sobreviver neste País rico que é mantido artificialmente na miséria, só resta o elementar direito de ficar PTs da vida.
O Brasil é quase uma Perda Total... Ou PT, no jargão das seguradoras... Portanto, ficar PT da vida é um prêmio de consolação. A medalha de último colocado para um único competidor... Pior ainda é que, como vale a máxima do João Saldanha, “quem reclama já perdeu”... Ou ainda vai perder muito mais...
Jura que vai?
Rolava no sábado o boato de que Guido Mantega ia pedir para sair...

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

18 de agosto de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário