"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

PIADA DO ANO! MEIRELLES AINDA ACREDITA NA APROVAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA



“É questão de tempo e de momento”, diz Meirelles
Apesar de o governo ainda não ter os votos necessários para fazer passar a reforma da Previdência, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que mantém a confiança na aprovação da proposta. “Acredito que a reforma da Previdência será aprovada. É questão de tempo e de momento”, disse, em entrevista ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, gravada na última quinta-feira, dia 18, e exibida no início da madrugada desta segunda-feira, dia 22.
A votação da reforma está marcada para 19 de fevereiro, mas mesmo entre aliados do governo há ceticismo sobre a capacidade política de se colocar a proposta em apreciação no plenário da Câmara dos Deputados. Meirelles ressaltou que a aprovação da reforma é um dos pontos essenciais para que o Brasil reverta a trajetória negativa de sua nota de crédito, recentemente rebaixada pela S&P Global Ratings.
CUSTO DO FINANCIAMENTO – A decisão da agência de classificação de risco não teve grande efeito sobre os ativos brasileiros, mas pode ter efeito sobre o custo do financiamento do País. Segundo o ministro da Fazenda, o que os analistas da S&P demonstraram é uma preocupação com três aspectos da economia e da política brasileira – justamente os que devem ser abordados para que o País consiga recuperar a nota de crédito.
“A primeira coisa é a aprovação de todas as medidas fiscais, principalmente Previdência”, disse Meirelles. O segundo ponto é a consolidação do crescimento, segundo ele. O ministro demonstrou confiança na resolução dessas duas questões, inclusive na aprovação das medidas fiscais que estão tramitando no Congresso Nacional e das quais depende o equilíbrio do Orçamento de 2018.
O terceiro ponto, lembrou Meirelles, é que o futuro do País dependerá da proposta e das decisões do futuro presidente da República – cargo para o qual, ressaltou o ministro, a S&P não demonstra preferência de candidato. “O próximo presidente é decisão do povo brasileiro e também questão política”, disse o ministro da Fazenda, que é apontado como um dos presidenciáveis.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A manchete do jornal Valor diz que o Plano B já é votar a reforma apenas em novembro. Ou seja, é outra piada. (C.N.)

23 de janeiro de 2018
Idiana Tomazelli
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário