"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

MORO INTERPELA A PF E MANDA EVITAR USO DE ALGEMAS NOS RÉUS DA LAVA JATO


Resultado de imagem para cabral algemado
Sérgio Cabral teve de usar algemas até nos pés
O uso das algemas no condenado Sérgio Cabral foi questionado pelo juiz Sérgio Moro, que intimou a PF para que prestasse esclarecimentos. O delegado da Polícia Federal (PF) Igor Romário de Paula respondeu que o uso de algemas nos pés e nas mãos do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, que foi transferido do Rio de Janeiro para o Paraná, foi necessário para garantir a segurança do próprio preso, da equipe policial e de terceiros.
O ex-governador foi algemado para fazer o exame de corpo de delito – que é de praxe – no Instituto Médico-Legal (IML), na sexta-feira (19), em Curitiba. Depois do exame, Cabral foi levado para o Complexo Médico-Penal em Pinhais, na região metropolitana.
SEM CONTROLE – “As dependências de acesso ao Instituto Médico-Legal não possuem controle de acesso e são regularmente frequentadas por pessoas não vinculadas aos órgãos policiais como jornalistas, cinegrafistas e até mesmo terceiros curiosos”, explicou o delegado.
Igor argumentou que a garantia de segurança foi dada devido à imprevisibilidade de circunstâncias apresentadas na ocasião e que é impossível prever com razoável certeza a conduta do preso nestas mesmas circunstâncias.
O delegado também afirmou que não houve em qualquer momento postura no sentido de expor desnecessariamente o preso ou colocá-lo em risco.
RECOMENDAÇÃO – O chefe da equipe de escolta Jorge Chastalo Filho deixou como informação aos policiais que fariam o acompanhamento de Cabral ao IML que diante de uma situação de estresse como uma pedra lançada, rojão, provocação de popular, tiro ou ameaça, não era possível admitir que ele [o preso] tivesse a possibilidade de escolher entre ficar parado, correr, caminhar ou reagir de qualquer maneira não prevista pela equipe de escolta.
“Assim, a redução da mobilidade do preso se faz necessária e fundamental. O uso de cinto de contenção e marca passo possibilita que o policial tenha total controle dos movimentos do conduzido, evitando que este agrida alguém ou seja agredido, tendo ainda, a possibilidade de retirar o preso do local com facilidade sem sofrer resistência deste ou de terceiros”, argumentou Jorge Chastalo.
RESPOSTA DE MORO – Diante da explicação da PF, o juiz Moro destacou que vale a recomendação já dada anteriormente para que os policiais evitem o uso de algemas nas pés e mãos durante o deslocamento de presos da Operação Lava Jato, a não ser que sejam casos excepcionais e de absoluta necessidade.
A transferência de Cabral foi pedida pelo Ministério Público Federal (MPF) do Paraná, que levou em consideração uma investigação no âmbito da Operação Lava Jato, envolvendo o ex-governador, que corre na capital paranaense. Na avaliação dos procuradores, pode haver necessidade de novos depoimentos de Cabral. Moro foi quem autorizou a transferência.
Na decisão, Moro ainda citou as investigações feitas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ). Segundo os procuradores, o ex-governador recebia regalias dentro da cadeia.

23 de janeiro de 2018
Adriana Justi
G1 PR, Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário