"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

KALIL, NOVO PREFEITO DE BH, SUGERE JUÍZO A VEREADORES E MANDA CORTAR 2.800 CARGOS



Resultado de imagem para posse de alexandre kalil
Alexandre Kalil diz que vai governar para quem precisa
O novo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), deu início a sua gestão determinando cortes na máquina pública. Neste domingo, durante solenidade de transmissão de cargo, o vice-prefeito Paulo Lamac (Rede) anunciou que cerca de 2.800 cargos comissionados da prefeitura serão cortados, com publicação da decisão prevista para a edição desta segunda-feira (2) do “Diário Oficial do Município”.
Segundo Lamac, que não detalhou o impacto financeiro dos cortes, o primeiro projeto de lei de autoria do novo Executivo será de uma reforma administrativa, visando à economia nos cofres públicos.
Para o vice-prefeito, muito mais do que economia, o corte nos cargos comissionados e a reforma administrativa serão “significativos”. “É a demonstração de que essa administração pretende fazer essa economia”, afirmou ele, esclarecendo que o impacto ainda está sendo calculado. “Estamos fazendo o primeiro corte, de cerca de 2.800 servidores. Certamente vamos ter que recompor parte desse corte, mas o impacto final, assim que enviarmos para a Câmara Municipal o projeto de reforma administrativa, já estará lá”.
MAIS CORTES – Questionado se poderá haver mais cortes além dos anunciados neste domingo, Lamac não deu detalhes. “Vamos estudar. É possível que exista, sim, se formos considerar a administração indireta”, disse.
Já Alexandre Kalil não falou sobre os cortes no discurso de posse, mas enviou um recado claro aos 41 vereadores eleitos de que não vai negociar cargos na estrutura municipal. Na cerimônia realizada pela Câmara Municipal no Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal, ele fez questão de ressaltar que fará um governo sem gastos desnecessários e recomendou “muito juízo” aos vereadores: “Todo dinheiro dessa prefeitura não será canalizado para troca de favores, não será canalizado para empregos desnecessários, não será canalizado para coisas que não têm a menor significância. Então, senhores vereadores, muito juízo nesse momento. Todos nós precisamos de muito juízo nesse momento”.
O prefeito agradeceu os votos que recebeu na eleição e destacou a resposta das urnas, que elegeram “um prefeito que nunca participou de uma eleição e reformando uma Câmara Municipal em 60%”. Para Kalil, o resultado da eleição demonstra “o início de uma resposta”. Ele afirmou que tem certeza de que conseguirá governar para quem precisa.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Começa bem o novo prefeito de BH, que não é político profissional (era presidente do Clube Atlético Mineiro e seu partido é o PHS). Tudo indica que será boicotado pela Câmara. Logo iremos saber se os vereadores têm juízo. (C.N.)

03 de janeiro de 2017
Luiza Muzzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário