"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 17 de julho de 2016

O ANALFABETISMO DE KHRUSHCHEV E DILMA, E O JORNALISMO DO PRAVDA

Nikita Khrushchev era um jolly good old filhodaputa. Ele não sabia se era russo ou ucraniano. Também não sabia ler e escrever. Era, como Dilma, néscio, ignorante, autoritário, e mau caráter, logo estava qualificado para ser um bom comunista. 

Nikita era ininteligível quando discursava. Podemos seguramente dizer que Dilma é sua discípula. 

O público soviético não entendia suas palavras, sintaxe, pensamentos; ele soava como o analfabeto que era [havia completado a quarta série do primário, equivalente ao doutorado em Economia na Unicamp da Dilma]. 

No fim da vida Khruschev ditou suas memórias que foram traficadas para o ocidente e traduzidas. 

A versão russa foi traduzida da do inglês pois só assim poderia ser entendida. Ela foi distribuída apenas para os líderes do partido. 

Nikita morreu plantando tomates no pequeno quintal de sua Dasha. 

Ele morreu 30 anos antes do 11 de Setembro de 2001. 

Apesar de ter governado a URSS por mais de uma década, segundo Hedrick Smith em seu livro The Russians, sua morte foi noticiada dois dias depois pelo Pravda numa notinha de rodapé que dizia: 

Morreu o aposentado Nikita Khruschev.


17 de julho de 2016
in selva brasilis

Nenhum comentário:

Postar um comentário