MOBILIZAÇÃO NACIONAL PELA EDUCAÇÃO
Enfim, uma notícia animadora em véspera de Olim-piada. Não a que a Dilma Rousseff, Medalha de Ouro em Incompetência, tenha desistido de comparecer à abertura da Rio 2016. A excelente novidade é que o Governo Federal está convocando a sociedade para viabilizar um movimento chamado “ação da cidadania pela educação”, priorizando a educação básica, contrariamente a governos anteriores, que priorizavam o ensino superior. Tomara que tudo seja diferente da tal "Pátria Educadora" - que deu em nada.
Por concordar inteiramente com o enfoque dado ao ensino básico, na condição de meio de comunicação, o Alerta Totalse coloca à disposição para divulgar as iniciativas desse movimento suprapartidário, bem como para propagar as soluções apresentadas no sentido de melhorar a catastrófica situação de nossa educação básica. A Educação, cuja base vem desde a família, e o Ensino, que depende de uma transformação profunda em nosso sistema escolar público e privado, devem ser a prioridade das prioridades.
É oportuno lembrar que o fracasso do ensino da Matemática básica (fato que é considerado o “calcanhar de Aquiles” do problema que se pretende atacar) já foi motivo de vários artigos publicados no Alerta Total.
O autor de reflexões sobre o tema é o professor João Vinhosa – engenheiro e professor universitário de Matemática e Raciocínio Lógico. Após se aposentar, Vinhosa passou a dedicar-se inteiramente à produção de trabalhos que têm como objetivo facilitar o entendimento de Matemática básica.
Por julgar que as reflexões contidas em referidos artigos não podem passar despercebidas daqueles que forem cuidar da parte de Matemática básica no movimento para o qual o Governo está pedindo o apoio da sociedade, recordamos, a seguir, uma síntese das reflexões do professor Vinhosa.
Devido às características intrínsecas da Matemática, é impossível uma pessoa aprender determinada parte da matéria sem ter o conhecimento dos pré-requisitos necessários a seu entendimento. Exemplo: é indispensável o conhecimento de potência para que se entenda raiz quadrada, e desta para que se aprenda equação de segundo grau.
E é justamente essa interligação que faz o estudo da Matemática parecer difícil. Por causa dela, alunos que não dominam determinadas partes da matéria não têm a menor condição de entender as aulas de Matemática, por melhor que seja o professor. Por causa dela, à medida que o tempo passa, o aluno despreparado fica mais traumatizado com a matéria, criando um abismo cada vez mais difícil de ser transposto.
Como se sabe, normalmente, as pessoas que não aprenderam o suficiente na época em que o assunto lhes foi apresentado na escola passam a sofrer de “trauma de Matemática”. Por isso, o ensino para essas pessoas tem que ser feito de uma maneira diferenciada.
Nesses casos, a primeira providência que deve ser tomada é convencer o aluno, o mais rápido possível, que a Matemática é bem mais fácil que parece. Em outras palavras, ele tem que ser convencido que pode domar a “megera”. Para isso, é necessário demonstrar-lhe, de imediato, que ele é capaz de entender tudo aquilo que, um dia, erradamente, lhe colocaram na cabeça que só era possível ser compreendido pelas pessoas mais inteligentes.
Passando da teoria à prática, para combater o “trauma de Matemática”, em seu trabalho “Álgebra Dominada”, Vinhosa – raciocinando junto com um aluno que domina apenas as quatro operações – leva-o, em apenas quinze minutos, a entender perfeitamente a solução do seguinte problema: “Calcular dois números que somados dão 50, sabendo que o triplo do primeiro número menos o segundo número dá para resultado 10”.
E só então – depois de, numa linguagem coloquial, mostrar ao aluno que ele é capaz de entender como se resolve o problema – lhe informa que ele acabou de ser apresentado à álgebra, resolvendo um sistema de duas equações e duas incógnitas. É quase certo que, se tais termos tivessem sido utilizados antes de o aluno ter entendido o problema, ele não raciocinaria com facilidade.
Desnecessário torna-se dizer que, ao sentir que é capaz de raciocinar com a matemática, o aluno se transforma. Afinal, o sucesso traz a motivação, e esta, por sua vez, provoca mais sucesso, formando-se um autêntico círculo virtuoso.
É importante notar que todo o aprendizado é baseado no entendimento da matéria. Nada de utilização de “métodos milagrosos”.
Para finalizar esta abordagem sobre matemática básica, é relatado a seguir um interessante fato ocorrido com o referido trabalho “Álgebra Dominada”.
Em um de seus artigos, o professor Vinhosa havia elencado diversos grupos que precisavam de uma atenção diferenciada, citando: 1 – as pessoas que desistem de voltar aos estudos por se julgarem incapazes de aprender Matemática; 2 – os alunos que conseguiram ingressar nas universidades sem o necessário conhecimento de Matemática; 3 – os jovens alunos do ensino médio que não conseguem acompanhar a matéria dada em aulas de Matemática por não dominarem assuntos que lhes foram ensinados em anos anteriores.
Depois do artigo publicado no Alerta Total, Vinhosa recebeu um e-mail de uma pessoa cega de Cascavel (PR), o professor Gelcir dos Santos, solicitando que, das próximas vezes em que falasse de grupos que necessitavam de uma atenção diferenciada, incluísse o grupo dos deficientes visuais.
Tão logo ficou pronto o trabalho “Álgebra Dominada”, Vinhosa encaminhou os originais para críticas e sugestões do Gelcir.
A receptividade foi tão grande que, depois de alguns ajustes, o “Álgebra Dominada” foi editado em escrita braile pelo Instituto Paranaense de Cegos (IPC), sendo, talvez, o único livro de Matemática que foi editado em braile sem ter a sua edição tradicional.
É de se destacar que, ao encaminhar um exemplar do livro ao professor João Vinhosa, o IPC esclareceu que, por falta de recursos, havia produzido apenas dois exemplares do livro: um para o próprio Instituto, e outro para que o professor utilizasse como apresentação a potenciais patrocinadores que se dispusessem a bancar uma edição suficientemente numerosa.
No Ofício encaminhado a Vinhosa, o IPC destacou o aspecto social da obra, afirmando que a mesma reforçaria sua luta em prol da inserção do deficiente visual no mercado de trabalho, inserção esta extremamente prejudicada pela falta de conhecimento de matemática básica.
Diante dos fatos narrados, e no sentido de colaborar com a “ação da cidadania pela educação”, o Alerta Total encaminhará a todos que solicitarem cópia de parte do “Álgebra Dominada”. O material é suficiente para mostrar que qualquer pessoa que saiba as quatro operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão) pode, em pouquíssimo tempo, entender perfeitamente os conceitos de álgebra.
Interessados no desafio podem mandar um e-mail para o Professor Vinhosa - joaobatistavinhosa@gmail.com.
Provocando a massa
Por concordar inteiramente com o enfoque dado ao ensino básico, na condição de meio de comunicação, o Alerta Totalse coloca à disposição para divulgar as iniciativas desse movimento suprapartidário, bem como para propagar as soluções apresentadas no sentido de melhorar a catastrófica situação de nossa educação básica. A Educação, cuja base vem desde a família, e o Ensino, que depende de uma transformação profunda em nosso sistema escolar público e privado, devem ser a prioridade das prioridades.
É oportuno lembrar que o fracasso do ensino da Matemática básica (fato que é considerado o “calcanhar de Aquiles” do problema que se pretende atacar) já foi motivo de vários artigos publicados no Alerta Total.
O autor de reflexões sobre o tema é o professor João Vinhosa – engenheiro e professor universitário de Matemática e Raciocínio Lógico. Após se aposentar, Vinhosa passou a dedicar-se inteiramente à produção de trabalhos que têm como objetivo facilitar o entendimento de Matemática básica.
Por julgar que as reflexões contidas em referidos artigos não podem passar despercebidas daqueles que forem cuidar da parte de Matemática básica no movimento para o qual o Governo está pedindo o apoio da sociedade, recordamos, a seguir, uma síntese das reflexões do professor Vinhosa.
Devido às características intrínsecas da Matemática, é impossível uma pessoa aprender determinada parte da matéria sem ter o conhecimento dos pré-requisitos necessários a seu entendimento. Exemplo: é indispensável o conhecimento de potência para que se entenda raiz quadrada, e desta para que se aprenda equação de segundo grau.
E é justamente essa interligação que faz o estudo da Matemática parecer difícil. Por causa dela, alunos que não dominam determinadas partes da matéria não têm a menor condição de entender as aulas de Matemática, por melhor que seja o professor. Por causa dela, à medida que o tempo passa, o aluno despreparado fica mais traumatizado com a matéria, criando um abismo cada vez mais difícil de ser transposto.
Como se sabe, normalmente, as pessoas que não aprenderam o suficiente na época em que o assunto lhes foi apresentado na escola passam a sofrer de “trauma de Matemática”. Por isso, o ensino para essas pessoas tem que ser feito de uma maneira diferenciada.
Nesses casos, a primeira providência que deve ser tomada é convencer o aluno, o mais rápido possível, que a Matemática é bem mais fácil que parece. Em outras palavras, ele tem que ser convencido que pode domar a “megera”. Para isso, é necessário demonstrar-lhe, de imediato, que ele é capaz de entender tudo aquilo que, um dia, erradamente, lhe colocaram na cabeça que só era possível ser compreendido pelas pessoas mais inteligentes.
Passando da teoria à prática, para combater o “trauma de Matemática”, em seu trabalho “Álgebra Dominada”, Vinhosa – raciocinando junto com um aluno que domina apenas as quatro operações – leva-o, em apenas quinze minutos, a entender perfeitamente a solução do seguinte problema: “Calcular dois números que somados dão 50, sabendo que o triplo do primeiro número menos o segundo número dá para resultado 10”.
E só então – depois de, numa linguagem coloquial, mostrar ao aluno que ele é capaz de entender como se resolve o problema – lhe informa que ele acabou de ser apresentado à álgebra, resolvendo um sistema de duas equações e duas incógnitas. É quase certo que, se tais termos tivessem sido utilizados antes de o aluno ter entendido o problema, ele não raciocinaria com facilidade.
Desnecessário torna-se dizer que, ao sentir que é capaz de raciocinar com a matemática, o aluno se transforma. Afinal, o sucesso traz a motivação, e esta, por sua vez, provoca mais sucesso, formando-se um autêntico círculo virtuoso.
É importante notar que todo o aprendizado é baseado no entendimento da matéria. Nada de utilização de “métodos milagrosos”.
Para finalizar esta abordagem sobre matemática básica, é relatado a seguir um interessante fato ocorrido com o referido trabalho “Álgebra Dominada”.
Em um de seus artigos, o professor Vinhosa havia elencado diversos grupos que precisavam de uma atenção diferenciada, citando: 1 – as pessoas que desistem de voltar aos estudos por se julgarem incapazes de aprender Matemática; 2 – os alunos que conseguiram ingressar nas universidades sem o necessário conhecimento de Matemática; 3 – os jovens alunos do ensino médio que não conseguem acompanhar a matéria dada em aulas de Matemática por não dominarem assuntos que lhes foram ensinados em anos anteriores.
Depois do artigo publicado no Alerta Total, Vinhosa recebeu um e-mail de uma pessoa cega de Cascavel (PR), o professor Gelcir dos Santos, solicitando que, das próximas vezes em que falasse de grupos que necessitavam de uma atenção diferenciada, incluísse o grupo dos deficientes visuais.
Tão logo ficou pronto o trabalho “Álgebra Dominada”, Vinhosa encaminhou os originais para críticas e sugestões do Gelcir.
A receptividade foi tão grande que, depois de alguns ajustes, o “Álgebra Dominada” foi editado em escrita braile pelo Instituto Paranaense de Cegos (IPC), sendo, talvez, o único livro de Matemática que foi editado em braile sem ter a sua edição tradicional.
É de se destacar que, ao encaminhar um exemplar do livro ao professor João Vinhosa, o IPC esclareceu que, por falta de recursos, havia produzido apenas dois exemplares do livro: um para o próprio Instituto, e outro para que o professor utilizasse como apresentação a potenciais patrocinadores que se dispusessem a bancar uma edição suficientemente numerosa.
No Ofício encaminhado a Vinhosa, o IPC destacou o aspecto social da obra, afirmando que a mesma reforçaria sua luta em prol da inserção do deficiente visual no mercado de trabalho, inserção esta extremamente prejudicada pela falta de conhecimento de matemática básica.
Diante dos fatos narrados, e no sentido de colaborar com a “ação da cidadania pela educação”, o Alerta Total encaminhará a todos que solicitarem cópia de parte do “Álgebra Dominada”. O material é suficiente para mostrar que qualquer pessoa que saiba as quatro operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão) pode, em pouquíssimo tempo, entender perfeitamente os conceitos de álgebra.
Interessados no desafio podem mandar um e-mail para o Professor Vinhosa - joaobatistavinhosa@gmail.com.
Provocando a massa
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