"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 4 de março de 2016

PT CONVOCA A MILITÂNCIA E COMEÇA A HAVER CONFLITOS


Manifestantes brigam na frente do prédio onde Lula mora




Manifestantes pró e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entraram em confronto em frente ao prédio onde ele mora, em São Bernardo do Campo (SP) , na manhã desta sexta-feira, 4. O petista é um dos alvos da Operação Aletheia, deflagrada hoje pela Polícia Federal como 24ª etapa da Operação Lava Jato. A confusão foi apaziguada por policiais e guardas municipais.

A Operação Aletheia – nome que significa busca da verdade, em grego – cumpre mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Rio e Bahia. Entre os endereços que são alvo da operação estão a casa de Lula, em São Bernardo do Campo, o Instituto Lula, no Ipiranga, zona sul da capital paulista, e a residência de Fabio Luiz Lula da Silva, o Lulinha.

São investigados crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros praticados por diversas pessoas no contexto do esquema criminoso revelado pela Lava Jato que envolve pagamento de propina por grandes empreiteiras em troca de obras na Petrobrás a partidos políticos.

###

PT CHAMA MILITANTES PARA SAIR ÀS RUAS

Paulo Gama
Folha

O PT fez esta manhã uma convocação na rede social. “Twitter oficial do PT: #lulapresopolitico não podemos deixar barato. Precisamos todos reagir. Agora!”. Já o presidente estadual do PT, Emidio de Souza, convocou petistas pelo mealing do partido. Ele recomendou que os militantes cancelassem suas agendas.

Há manifestações populares em frente às casas de Lula, Lulinha e no Instituto Lula, enquanto dirigentes do PT fazem uma reunião de emergência nesta sexta-feira (4) em São Paulo para discutir reações à operação da Polícia Federal que teve como alvo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, maior líder do partido.

Dirigentes do Instituto Lula se concentram no PT e estão convocando militantes, parlamentares e movimentos sociais para um ato na porta do diretório nacional do partido. Há expectativa de que o próprio Lula vá para o PT após seu depoimento.

Para dirigentes da sigla, a Operação Aletheia criou um “espetáculo sem necessidade”, com “agentes armados até os dentes” na porta do prédio de Lula.

Os petistas lembram que o ex-presidente já prestou depoimentos outras vezes quando foi chamado e dizem que não havia necessidade da condução coercitiva.

ATOS DE RUA

O partido deve discutir a realização de atos de rua em resposta à operação.

A avaliação inicial é que a operação é também uma reação ao discurso de Lula do último fim de semana, quando ele se voltou contra as investigações no aniversário do PT.

Veem na ação, ainda, uma tentativa de a Polícia Federal reafirmar sua autoridade depois da substituição de José Eduardo Cardozo no Ministério da Justiça por Wellington Lima, nome indicado por Jaques Wagner (Casa Civil).

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A confusão já começou, mas, pelo visto, o famoso “exército” do Stédile ainda não foi convocado. Se sair às ruas e aprontar badernas, haverá forte repressão policial. Todo cuidado é pouco, numa hora dessas. (C.N.)



04 de março de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário