"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 4 de março de 2016

HÁ ALGO EM COMUM EM PEDRO COLLOR, JEFFERSON E DELCÍDIO







Quando o Delcídio saiu da prisão, logo começaram as fortes críticas sobre a liberação do senador, autorizada pelo ministro Teori Zavascki. O que quase ninguém notou é que o Ministério Público havia concordado com tal liberação. Ora, ali tinha coisa… Se o próprio MPF havia solicitado a liberação aparentemente sem maiores novidades, e o ministro autorizado, é porque o que ele tinha de fazer enjaulado já havia sido feito.
Agora, o estrago é fenomenal e cada qual que cuide do seu enterro! Em todo caso, fosse eu o senador delator, renunciaria logo ao mandato, cairia nos braços fortes do juiz Moro e pediria hospedagem no hotel da PF de Curitiba. Pode ser ruim, mas é muito mais seguro lá do que ficar dando mole por aqui.
PRIMEIROS PINGOS…
É a tal história: quando começa a chover forte, enfrente os primeiros pingos porque eles são os menores…
O que Delcídio fez agora é o mesmo que o Pedro Collor e o Roberto Jefferson fizeram no passado: entre se jogar no precipício ou enfrentar as feras, sabiamente preferiram ir pro embate. Tal alternativa parece lógica, o problema é que na maioria das vezes a lógica não é considerada. Marcos Valério que o diga.
Em todo caso, tal qual Roberto Jefferson, penso que o Delcídio merece uma estátua em praça pública. Ao lado da própria cela…

04 de março de 2016
Rodrigo Odilon dos Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário