"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 4 de março de 2016

MOVIMENTOS PRÓ E CONTRA LULA PROMOVEM ATOS NESTA TARDE



Charge de Newton Silva, reprodução da Charge Online




















Em São Paulo, movimentos sociais organizam atos para o final da tarde desta sexta-feira (4) em resposta à condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Informações preliminares dão conta de que o petista foi ao aeroporto de Congonhas, onde deve prestar depoimento à Polícia Federal. Coordenador dos Movimentos Populares, Raimundo Bonfim avisa que haverá reação: “No início da tarde faremos uma reunião de emergência da Frente Brasil Popular. Vamos organizar a resistência.”
Houve confusão mais cedo em São Bernardo (SP), onde manifestantes favoráveis e contrários a Lula se aglomeraram após a notícia da ação da PF. Houve confronto físico e policiais da tropa de choque intervieram para apartar os grupos (veja vídeo acima).
Há pessoas pró e anti PT também no aeroporto de Congonhas.
APOIO À LAVA JATO
O MBL (Movimento Brasil Livre) fará ato às 19h desta sexta em frente ao MASP em defesa da Operação Lava Jato. “Queremos deixar claro que a população brasileira quer o cumprimento da lei”, afirmou Renan Santos, um dos líderes do grupo.
Os protestos emergenciais não interfeririam nos planos da grande manifestação pró-impeachment e antipetista marcada para o dia 13 de março, que o MBL e o Vem Pra Rua divulgam junto a outros grupos.
Os dois movimentos foram os principais organizadores de atos a favor do impeachment que levaram milhares de pessoas às ruas no ano passado. Sobre a operação desta sexta, Renan afirmou que trata-se de uma demonstração de que as instituições ainda estão funcionando.
“A Polícia Federal poupou os grandes investimentos que iríamos fazer de divulgação”, disse. “Podemos esperar um dia 13 maior que o dia 15 de março do ano passado”, acrescentou, em alusão ao maior protesto que o MBL ajudou a convocar. Na ocasião, 210 mil pessoas foram à Avenida Paulista.

04 de março de 2016
Catia Seabra e Paula Reverbel
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário