"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 9 de março de 2016

CRIME DE RESPONSABILIDADE

ATAQUE DE DILMA À JUSTIÇA FERE A CONSTITUIÇÃO
AGRESSÕES AO JUDICIÁRIO CONFIGURAM CRIME DE RESPONSABILIDADE



DECLARAÇÕES SOBRE JUDICIÁRIO CONFIGURAM CRIME DE RESPONSABILIDADE. FOTO: LULA MARQUES/PT



A Procuradoria Geral da República nem precisa ser provocada: ao tomar ciência das declarações da presidente da República que revelariam clara intromissão nas atribuições do Ministério Público e do Poder Judiciário, o procurador-geral Rodrigo Janot pode representar contra Dilma por crime de responsabilidade, conforme prevê o artigo 85 da Constituição Federal, sob pena de ficar vulnerável a críticas.

Está no artigo 85: comete crime de responsabilidade o presidente que atentar contra a Constituição e o livre exercício de outro Poder.

As críticas de Dilma à ação da Justiça e do MPF contra a ladroagem foram interpretadas na oposição como tentativas de intimidar a Justiça.

Além de tentar intimidar o ação da Justiça, a oposição acha que Dilma tentou jogar parcela da população contra o Poder Judiciário.




09 de março de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário