"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 9 de março de 2016

EMPRESÁRIOS TEMEM ANARQUIA E REFLEXO NA ÁREA MILITAR



Pancadaria em frente ao prédio onde Lula mora

















Reportagem de David Friedlander, Julio Wiziack e Raquel Landim, Folha de São Paulo edição do dia 06/03, revela que empresários passaram a defender a saída da presidente Dilma Rousseff como desfecho de uma crise que se agravou, sem dúvida alguma, no final da semana que passou. Os empresários, segundo minha visão, estão temendo o que está por trás do encontro entre a presidente Dilma e o ex-presidente Lula iniciado na tarde de sábado e que hoje se estenderá em Brasília no Palácio do Planalto. O empresário Flávio Rocha, ex-deputado, afirmou textualmente que é preciso encurtar o mandato da presidente porque o pior cenário são mais três anos com o transatlântico à deriva. O movimento, de acordo com a reportagem, inclui industriais e banqueiros preocupados com a queda do PIB de 3,8%, informação esta divulgada pelo IBGE. A esses 3,8% tem que se somar o crescimento demográfico de 1% registrado em 2015.
Entretanto, o que está mais preocupando tanto empresariado quanto a população é o apelo às ruas feito pelo ex-presidente Lula, que ameaça percorrer o país com essa bandeira. Trata-se da única saída possível de que ele pensa dispor para enfrentar a forte carga do Ministério Público contra ele pelas contradições que envolvem seu depoimento de sexta-feira. É preciso acentuar que, antes de ser levado a depor, o ex-presidente recorreu ao Conselho do Ministério Público para que não comparecesse e, diante da negativa deste, dirigiu-se ao Supremo buscando uma liminar que inclusive suspendesse as investigações contra si. A liminar foi negada pela ministra Rosa Weber.
Portanto não é verdadeira a versão de Lula de que estava disposto a depor normalmente. Pelo contrário, como os fatos comprovam, ele tentou evitar o episódio. A respeito dos imóveis do Guarujá e de Atibaia é difícil aceitar a hipótese de não terem sido adquiridos por ele ou para ele, já que frequentava Atibaia como se propriedade sua fosse. Empréstimo de sítio?
ATMOSFERA DENSA
Sabendo que dificilmente a Justiça aceitará sua versão, ou suas versões, Lula deseja fantasiosamente deslocar o tema para as ruas, como se elas pudessem se transformar num tribunal acima até do Supremo. Diante de tal impossibilidade, o que a população passou a temer, e os empresários destacaram o temor, é que nesse encontro com Dilma possa resvalar algum ângulo de pensamento para o setor militar. A atmosfera torna-se assim mais densa e tensa porque não se sabe o que poderá vir em seguida e se a voz das ruas que forem favoráveis a Lula poderão fazer diante de um confronto inevitável com as que lhe são contrárias.
Daí o temor de uma convulsão política que poderá se deslocar para a esfera de atuação militar, pois dificilmente as Forças Armadas poderão assistir como espectadoras um confronto físico nas ruas e nas praças do país, inevitavelmente esperado pela colisão de posições antagônicas, que assim escapariam ao universo da Justiça e ao cenário do Congresso Nacional. A crise, e seus desdobramentos são alarmantes. Coube aos empresários, segundo a Folha de São Paulo, levantar o sinal de alarme.
09 de março de 2016
Pedro do Coutto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário