VOTAÇÃO QUE PODE LEVAR À CASSAÇÃO DO PETISTA SERÁ DIA 16
DELCÍDIO FOI PRESO EM 2015 ACUSADO DE ATRAPALHAR INVESTIGAÇÕES DA LAVA JATO (FOTO: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO) |
O relator da representação contra o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) no Conselho de Ética do Senado, senador Telmário Mota (PDT-RR), deu parecer favorável à continuação do processo no colegiado. A votação do parecer, que pode levar à cassação do petista por quebra de decoro parlamentar, está marcada para a próxima quarta-feira, 16.
A ação foi movida pelas lideranças da Rede e do DEM após Delcídio ser flagrado oferecendo R$ 50 mil por mês e um plano de fuga para que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró não firmasse acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal no âmbito da Operação Lava Jato.
A defesa do senador, que está suspenso do PT, alega que Delcídio não estava exercendo a função de parlamentar quando foi gravado e que as declarações – inclusive aquelas em que Delcídio diz que conversaria com ministros do Supremo Tribunal Federal – foram “simples” bravatas.
No relatório, Telmário afirma que não existem preliminares que impeçam a continuidade da representação contra o senador e que a gravação feita por Bernardo Cerveró possui indício de crime e de quebra de decoro parlamentar por parte de Delcídio.
O relator disse ainda que “a defesa do acusado não trouxe argumentos fáticos ou técnicos que permitam o imediato arquivamento da representação”.
09 de março de 2016
diário do poder
Nenhum comentário:
Postar um comentário