"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 14 de julho de 2015

OPERAÇÃO ZELOTES

CPI DO CARF CONVOCA EMPRESÁRIOS E CONSELHEIROS DO ÓRGÃO PARA DEPOR
OPERAÇÃO APURA UM ESQUEMA DE PAGAMENTO DE PROPINA PARA INTEGRANTES DO CARF

A CPI TAMBÉM PEDIU PARA TER ACESSO A TODOS OS DOCUMENTOS FOTO: PEDRO FRANÇA/ AGÊNCIA SENADO

Na última reunião antes do recesso parlamentar, a CPI que investiga as suspeitas relativas aos julgamentos realizados pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) aprovou nesta terça-feira, 14, uma série de requerimentos para convocar empresários e conselheiros do órgão para depor.

Entre os convocados estão os presidentes do HSBC no Brasil, da Boston Negócios, da Indústria Irmãos Júlio, da Mundial S.A. e do Grupo Penha. De acordo com matérias publicadas pela imprensa, essas empresas estariam sendo investigadas pela Operação Zelotes, da Polícia Federal.

O ex-auditor da Receita Federal Jeferson Salazar e os conselheiros do Carf Antonio Lisboa e Valmar Fonseca também foram convocados, assim como outros suspeitos de envolvimentos no caso do julgamento da Mitsubishi no Carf. Na semana passada, o presidente da empresa, Robert Rittscher, foi ouvido pelos senadores.

A CPI também pediu para ter acesso a todos os documentos sobre a investigação da PF. Deflagrada em março, a Operação Zelotes apura um esquema de pagamento de propina para integrantes do Carf com o objetivo de reduzir ou anular valores tributários contestados junto ao órgão, que é ligado ao Ministério da Fazenda.(AE)



14 de julho de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário