"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 14 de julho de 2015

O EQUILÍBRIO INTELECTUAL É FRUTO DA DIVERSIDADE DE OPINIÕES


O comentarista Francisco Bendl me pergunta o que falta para fazermos uma cooperativa para gerir o Blog e pede que escreva a respeito. Indaga também por que os próprios comentaristas não podem cuidar da moderação dos comentários, para expurgar as ofensas, etc.
A possibilidade de formarmos uma cooperativa surgiu quando Bendl, eu e Fallavena trocávamos idéias a respeito. Fallavena chegou a oferecer pacotes turísticos para sorteio entre os cooperativados. Não é nenhuma missão impossível, certa vez redigi um Estatuto para uma cooperativa de catadores, que queriam trabalhar na orla da Baia de Guanabara, para tirar o lixo e reduzir o grande número de aves que ameaçam os aviões que usam o Galeão.
O primeiro passo é encontrar os cooperativados e depois organizá-los em torno do objetivo comum. Apenas isso. Parece simples, mas dá trabalho. Bendl já tinha até começado a fazer uma sondagem, ao enviar um e-mail aos principais comentaristas, para indagá-los a respeito.
O caminho é este. Quando houver cooperativados em número suficiente, passa-se então à segunda etapa, discutindo as normas do Estatuto, a composição da Diretoria, a forma de eleger os dirigentes etc.
LIBERDADE DE ACESSO
De minha parte, gostaria de sugerir que se tentasse manter a liberdade total de acesso ao Blog. Acho que todos têm o direito de participar, desde que não ofendam aos outros. Não gostaria de ver ninguém previamente censurado, nem mesmo meu pior inimigo. Admito que todas as ofensas devam ser deletadas, mas de forma alguma aceito que haja censura prévia. Parto do princípio de que as pessoas possam se recuperar e mudar para melhor, que é a base da Ciência do Direito.
Por que comentaristas de altíssimo nível, que frequentavam diariamente este espaço e, por um motivo ou outro, se desentenderam, devem ficar expurgados do Blog. Acho que, pelo contrário, deviam ser muito bem recebidos ao voltar. Punições extremadas não fazem bem a nenhum de nós. Precisamos estar sempre de braços abertos para os filhos pródigos.
Posso estar errado, mas costumo proceder assim. Se um comentarista viaja na maionese e ofende ao outro, me vejo obrigado a deletar o comentário. Porém, se logo em seguida ele manda outro comentário, sem ofensa alguma, por que eu deveria deletá-lo? Isto é justo? Creio que não.
Tenho saudades de comentaristas como Paulo Solon, Almério Nunes, Márcio Tavares, Ofelia Alvarenga, Carlo Germani e tantos outros, pessoas de grande caráter, exímios polemistas, que sumiram no Blog por um motivo ou outro. Fazem muita falta, porque é da diversidade de pensamentos que surge o equilíbrio. É a minha opinião.
###

PS – 
Desculpem, mas tenho de parar por aqui, porque estou todo enrolado. Preciso adiantar o Blog para amanhã, porque tenho um compromisso e não posso faltar, por causa de vocês, com dizia o genial compositor Belchior, quando era apenas um rapaz latino-americano.


14 de julho de 2015
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário