"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

IGUAL À ZÉLIA...

Chamada do jornal Folha de São Paulo, 9 jul° 2015.

2015-0709-01 FolhaTem horas em que mais vale sair de cena. Processar o agressor só vai acirrar a antipatia da população. Agindo assim, senhor Mantega está condenado a ser apupado pelo resto de seus dias.
Autores de desastre na economia do Brasil ficam marcados para sempre. Todos se lembram de Zélia, aquela do confisco. A moça foi mais esperta: casou, mudou e não convidou. Ninguém mais ouviu falar.
09 de julho de 2015
José Horta Manzano

Nenhum comentário:

Postar um comentário