"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

DESCASO E VERGONHA

Imprensa mundial alerta para as águas contaminadas do Rio de Janeiro nas Olimpíadas

Foto: Ricardo Moraes/Reuters
Foto: Ricardo Moraes/Reuters
A denúncia é da Associated Press (AP) e circula o mundo, chocando a todos (talvez menos a nós, brasileiros, que sabemos desse descalabro). A seguir, a síntese do portal G1:
“Os atletas que vão competir nos Jogos Olímpicos de 2016 terão que nadar e velejar em águas tão contaminadas por fezes humanas que se arriscarão a contrair alguma doença e não poder concluir as provas, de acordo com uma investigação da Associated Press. Uma análise da qualidade da água encomendada pela AP encontrou níveis perigosamente altos de vírus e bactérias de esgoto humano em locais de competições olímpicas e paralímpicas. Esses resultados alarmaram especialistas internacionais e preocuparam os competidores que treinam no Rio, alguns dos quais já apresentaram febres, vômitos e diarreia.”
E, se alguém ainda duvida, aí vai uma pequena lista de veículos denunciando a podridão das águas do Rio de Janeiro, que será um risco à saúde dos atletas das Olimpíadas de 2016:
Vergonhoso e sobretudo alarmante que agora resolvam fazer algo só porque pode “pegar mal”, não por preocupação com o povo que convive com essa água contaminada e as doenças graves por elas provocadas.

31 de julho de 2015
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário