"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

MINISTRO ENFIM MANDA BNDES QUEBRAR SIGILO DE CONTRATOS



O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o ministro do MDIC, Armando Monteiro, anunciam novas ferramentas de acesso à informação para ampliar a transparência do BNDES (José Cruz/Agência Brasil)
Coutinho e Monteiro, na entrevista à imprensa
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, informou hoje (2) que retirou a classificação de secretas para as operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com Cuba e Angola. A liberação dos dados é parte da ampliação do programa BNDES Transparente, anunciada hoje pelo banco, vinculado à pasta do Desenvolvimento. Como parte do programa, as informações sobre contratos com esses e outros países estão disponíveis online em uma plataforma de fácil manuseio, segundo o BNDES.
Segundo o ministro Armando Monteiro, a desclassificação do caráter secreto das operações ainda preserva as informações mais sigilosas das empresas envolvidas nos contratos.
INTIMIDADE DA EMPRESA
De acordo com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, a página do programa na internet traz resumo do objeto do contrato, o valor financiado, taxas de juros e garantias. Entre as informações resguardadas estão, segundo ele, as que pertencem “à intimidade da empresa” e que, se divulgadas, poderiam revelar estratégia de negócios e situação financeira, por exemplo.
Coutinho informou que já estão disponíveis na internet contratos de comércio exterior no período de 2007 a 2015 no valor de US$ 11,9 bilhões. Também estão acessíveis 1.753 contratos domésticos no período de 2012 a 2015, no valor de R$ 320 bilhões. A expectativa do banco é, no futuro, retroagir a anos anteriores a 2012 para divulgação dos contratos domésticos. Luciano Coutinho disse que a nova versão do BNDES Transparente é “amigável” e fácil de manusear.
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A decisão só foi tomada depois que o Supremo Tribunal Federal mandou o BNDES quebrar o sigilo das operações com o Friboi, em julgamento que deixou patente a ilegalidade de haver contratos secretos envolvendo recursos públicos, conforme o Blog da Tribuna vem denunciado nos últimos meses. Se as operações do BNDES continuassem mantidas em sigilo, a presidente Dilma Rousseff e o ministro Armando Monteiro estariam cometendo crimes de responsabilidade, que são punidos com cassação do mandato, conforme explicamos aqui na TI. (C.N.)

03 de junho de 2015
Mariana BrancoAgência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário