"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

BC PREVÊ INFLAÇÃO DE 9%. EM 6 MESES, CHEGAMOS AO DOBRO DO CENTRO DA META


(clique nos textos para ler)

(O Globo) O Banco Central admitiu, nesta quarta-feira, que a recessão deve ser muito mais rigorosa que a esperada antes. A previsão para a retração da economia brasileira neste ano saltou de 0,5% para 1,1%. O relatório trimestral de inflação diz ainda que a inflação deve chegar a nada menos que 9%. A previsão anterior para Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) era de 7,9%.

Se as estimativas forem confirmadas, será a maior inflação desde 2003. Para a atividade econômica, 2015 será o pior dos últimos 25 anos. Ou seja, desde quando o ex-presidente Fernando Collor confiscou a poupança dos brasileiros e paralisou a economia, que encolheu 4,3%, segundo dados do IBGE.

Para justificar a alta da expectativa da inflação de 1,1 ponto percentual, o BC culpou o reajuste das tarifas públicas que foi represado no passado artificialmente pelo governo e, agora, o efeito rebote foi maior que o previsto. Além disso, disse que a inflação cresceu mais do que a autarquia conseguiu imaginar.

CONTA DE LUZ MAIS CARA
Há apenas 13 dias, o Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou na ata da última reunião que a alta da energia seria de 41% neste ano. Apenas nesse intervalo, a cúpula do BC aumentou essa previsão para 43,4%. Com base nisso, os diretores elevaram as apostas para a inflação neste ano.

Agora, essas estimativas ficaram mais perto do cenário econômico traçado pelos analistas do mercado financeiro. Os economistas esperam que a atividade econômica caia 1,45% neste ano. E que a inflação beire os 9%. A aposta é de 8,97%. Nos últimos 12 meses, por exemplo, o índice oficial está em nada menos que 8,47%.

A previsão dos analistas do mercado financeiro está mais baixa que a do BC porque eles já incorporam os próximos passos do Copom. Por isso, as contas dos economistas são feitas com a expectativa da taxa Selic em 14,25% ao ano. Enquanto, os diretores do BC usam o nível atual de juros, ou seja, 13,75%.

A tarefa do BC era deixar a inflação em 4,5% ou, no máximo, 2 pontos percentuais acima dentro da margem de tolerância. Foi nesse intervalo que o índice oficial ficou nos últimos anos, mas agora deve estourar e muito o teto de 6,5%. O Banco Central já admitiu que não pode fazer nada mais para salvar sua missão em 2015 e prometeu nos documentos anteriores ao relatório de inflação fazer a alta de preços convergir para o centro da meta.

26 de junho de 2015
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário