"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

GOVERNO PROMETE CARGOS TAMBÉM AOS PARTIDOS NANICOS



Um dia após sofrer derrotas na Câmara durante a votação da MP 664, que restringe benefícios previdenciários, o Palácio do Planalto deflagrou uma operação de emergência com partidos nanicos para evitar novas surpresas.
O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e o vice-presidente Michel Temer, articulador político do governo Dilma Rousseff, reuniram-se com deputados do PSDC, PTN, PTC, PSL, PMN, PT do B, PRTB e PRP e pediram apoio durante a votação das emendas que irão ao plenário da Câmara.
Em contrapartida, ouviram que os deputados esperam indicações do governo para cargos pelo menos do terceiro escalão. A ideia do Planalto é que os partidos se integrem de forma permanente à base aliada, que tem tido muitas dissidências, inclusive no PT, PMDB e PP, além do PDT.
Na votação de quarta-feira, o governo saiu vitorioso na aprovação de regras que endurecem as pensões por morte, mas perdeu nas que mudam o fator previdenciário e o benefício do auxílio-doença, esta apenas por nove votos.
REUNIÃO DE LÍDERES
Na quinta-feira, Temer preferiu convocar — também de última hora— uma reunião com ministros da área econômica e líderes da base para discutir as votações.
Além de Mercadante, foram chamados o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, e o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, além dos líderes dos partidos da base, como PT, PMDB, PRB, PR, Pros, PC do B, PP, PHS e PDT, este que votou contra o governo em todas as votações do ajuste.
Berzoini e Padilha são os responsáveis pelo mapeamento de cargos no segundo e terceiro escalão que serão distribuídos entre os aliados, que reclamam da demora nas nomeações.
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O vice Michel Temer está se divertindo muito. Vai experimentando o gosto do Poder, enquanto aguarda o impeachment de Dilma Rousseff. Ele ri por dentro, como se fosse um vampiro. Aliás, tem o perfil perfeito para o papel(C.N.)

15 de maio de 2015
Marina Dias e Sofia Fernandes
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário