"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

CONVESCOTE NA CASA DE NOCA.

ALMOÇO INDIGESTO: NA RESIDÊNCIA DE RENAN CALHEIROS, CONVIVAS BEBERAM VINHO PORTUGUÊS. LULA OPTOU PELA CACHAÇA.



Ontem, quinta-feira, Lula almoçou na residência do presidente do Senado Renan Calheiros, convescote que incluiu entre os convivas os senadores Delcídio Amaral e Edison Lobão, como registra a foto acima, quando o Apedeuta se despede do anfitrião. 
Segundo anota Lauro Jardim em sua coluna no site de Veja, os comensais beberam vinho português, enquanto Lula optou pela cachaça.
Olhando-se atentamente para o semblante dos quatro nota-se que nem mesmo os eflúvios do álcool foram capazes de dissipar a ansiedade. Sabe-se que o álcool foi o primeiro ansiolítico conhecido pela ciência. Em doses moderadas, é claro. 
Seja como for, o fato é que a cena da despedida de Lula do anfitrião, pelos olhares, reflete um clima pesado e misterioso.
E para concluir: não deixa de ser insólito um fato: Lula circula no âmbito do poder como se fosse um presidente da República, embora seja um cidadão aposentado e que não ocupa nenhum cargo público. Além do mais, há quase dois anos, quando explodiu o escândalo de corrupção envolvendo sua amante, Rosemary Noronha, o ex-presidente foge da imprensa como o diabo foge da cruz.
Bom, Lula não precisa conceder entrevistas. Seus cupinchas nas redações da grande mídia falam por ele e reproduzem o que convém ao Apedeuta. Como se sabe, uma penca de jornalistas dos jornalões conversa em off com Lula pelo telefone, recebendo instruções sobre o que deve e o que não deve ser publicado.
São esses andróides travestidos de jornalistas que conferem a Lula um poder que não tem mais. A bem da verdade, Lula não pode mais, a exemplo da Dilma, aparecer em público que não seja em evento fechado tendo como circunstantes gente previamente selecionada.

15 de maio de 2015
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário