"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

DATAFOLHA MOSTRA PAULISTANOS CONTRA A COPA

 
Protesto contra a Copa na Avenida Paulista, coração de São Paulo.

Maior cidade do país, com quase 9 milhões de eleitores, São Paulo é um bom termômetro quanto ao estado de espírito dos brasileiros. Em pesquisa publicada hoje pelo Datafolha, a opinião dos paulistanos é contra a Copa do Mundo no Brasil.
Abaixo, trecho de matéria da Folha de São Paulo.

O dado que mais chama a atenção é o alto percentual de paulistanos que acreditam haver corrupção na organização do evento, 90%.

Os paulistanos estão divididos em relação à conveniência de fazer a Copa no Brasil: 45% são a favor; 43%, contra. Como a margem de erro é de quatro pontos (foram ouvidas 819 pessoas), trata-se de um empate técnico.

Já a condição do país para sediar o evento é menos controversa. Para 76%, o Brasil não está preparado para sediá-lo. E, para 66%, o torneio irá trazer mais prejuízos que benefícios para o país.

Quando o assunto é a possibilidade de protestos durante o Mundial, porém, muitos mudam de lado. Nesse caso, 63% afirmam ser contra as manifestações. Um alívio para as autoridades apavoradas com essa hipótese? Nem tanto. Para 76%, os protestos contra a Copa irão aumentar até lá.

in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário