Não existe uma lei geral que obrigue as pessoas a serem tão estúpidas, a ponto de acreditarem que no Brasil nada presta.
Assim como Pitágoras contestou a astrologia simplesmente demonstrando que gêmeos não possuem o mesmo destino, dá para contestar agora a tendência pessimista dos que são treinados como uma foca a sugerirem sempre que o Brasil deveria copiar o modo de ser de outros países que eles consideram muito desenvolvidos. O Brasil é admirado exatamente por ser diferente.
Mentira e verdade são características de todos os mamíferos humanos, nada tendo a ver somente com os brasileiros. Nem o chamado Filho do Homem conseguia ser coerente, pois combatia os que acumulavam tesouros na terra, mas falava em mansões celestiais para os que acumulassem tesouros no céu.
Não discordo totalmente do texto publicado aqui no blog sobre mentiras e verdades. A própria verdade pode ser grosseira, como sugere aquele ditado: “Vou te falar umas verdades!”
Mas nem mesmo William Ockham, aquele filósofo franciscano medieval, seguidor de outro franciscano que dizia que falava com os pássaros, conseguia ser idêntico a este último e, aparentemente, não acreditava nessa história. Discordou tanto que foi chamado de herege pelo próprio papa em 1324. Mas teve a coragem de declarar que o papa é que era herege.
Muito difícil distinguir a verdade da mentira. Não concordo que o nosso Brasil seja pior do que outras nações, mesmo as mais desenvolvidas. É apenas diferente.
06 de março de 2014
Paulo Solon
NOTA AO PÉ DO TEXTO
Creio que a questão de um pais ser melhor ou pior que outro, quanto ao seu desenvolvimento,
não expressa realmente as possíveis diferenças existentes. O que realmente faz a diferença entre países não é o seu povo, ou a sua economia, mas os governos que os dirigem.
Esta é a verdadeira raiz das diferenças. Políticas sérias, valores éticos, respeito a cidadania e aos direitos humanos desenham as qualidades que separam um país de outro, na escala de ser melhor ou pior.
m.americo
Nenhum comentário:
Postar um comentário