"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O GABINETE DO DR. JANOT.

Ou: Genoino logo estará em prisão domiciliar


Rodrigo Janot, procurador-geral da República, tem sido um homem realmente singular. Como esquecer que ele requereu a prisão dos mensaleiros num momento em que esse pedido significaria, na prática, adiar a prisão dos mensaleiros? Agora, informa Severino Motta, na Folha Online, ele enviou ao STF um parecer pedindo que o deputado petista José Genoino fique 90 dias em prisão domiciliar.
 
Embora duas juntas médicas tenham asseverado que Genoino não padece de cardiopatia grave, o procurador-geral afirma que “as condições de saúde que não configuram uma cardiopatia grave e, portanto, não impedem o servidor de exercer suas atividades laborais, muitas vezes não são suficientes para contraindicar sua permanência em estabelecimento prisional”.
 
Caberá a Joaquim Barbosa tomar a decisão. Se sou o presidente do STF, decido apelando mais à poesia do que ao direito — que, nesse caso, manteria Genoino onde está: na cadeia. Como escreveu o poeta Horário, num belíssimo poema, de amor, não temos de saber “que destino os deuses nos reservaram; seja qual for, melhor é suportá-lo”.
Descartem a conclusão e fiquem com a constatação. Vai que Genoino tenha um “piripaque cruzado” qualquer, coisa a que todos estamos mais ou menos sujeitos, e… Bem, se sou Joaquim, digo: “Ok, vá para a casa e só retorne à cadeia quando estiver recuperado”.
 
Noto que doutor Janot não está fazendo seu pedido com base no estado de saúde de Genoino. Ele resolveu abraçar uma tese genérica. E isso o deixa bastante confortável junto às milícias de opinião.
Sim, já defendi aqui e defendo a prisão domiciliar para Genoino e Roberto Jefferson. Mas eu não sou o doutor Janot, certo?
 
02 de dezembro de 2013
Reinaldo Azevedo    

Nenhum comentário:

Postar um comentário