"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

JEFFERSON TEM ESPERANÇA DE PODER CUMPRIR SEUS 7 ANOS DE CADEIA EM CASA OU EM UM HOSPITAL


Roberto Jefferson O Globo
Roberto Jefferson alimenta a esperança de ser encaminhado para prisão domiciliar ou hospitalar (Foto: O Globo)

Prestes a passar pela perícia médica que avaliará seu estado de saúde, e com isso, ter definido o local onde cumprirá sua pena pela condenação no processo do mensalão, o ex-deputado e denunciante do mensalão, Roberto Jefferson, alimenta a esperança de ser encaminhado para prisão domiciliar ou hospitalar.

A afirmação é do advogado de defesa do ex-parlamentar, Marco Pinheiro de Lemos.
De acordo com Lemos, a expectativa de seu cliente é que os oncologistas indicados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) para avaliá-lo determinem que Roberto Jefferson não tenha condições de ser mantido em um estabelecimento carcerário.

— A nossa expectativa é que os médicos reconheçam que ele não tem condições de ficar em um estabelecimento prisional. (O Roberto Jefferson) está muito cansado dessa história — comentou.
O advogado garantiu ainda que o deputado cassado comparecerá ao local determinado para os exames.

A perícia médica para avaliar o estado de saúde de Roberto Jefferson será realizada pelo cirurgião Rafael Albagli, especialista em cirurgia abdômino-pélvica, e os oncologistas Carlos José Andrade e Cristiano Guedes Duque.

Os médicos foram indicados pelo Inca, seguindo a determinação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.

A junta deve avaliar se o ex-deputado, condenado pelo STF no processo do mensalão, cumprirá a pena no presídio, ou se deverá ser encaminhado à prisão domiciliar ou hospitalar. O dia e o local da avaliação serão anunciados na segunda-feira.

O ex-deputado, condenado a sete anos e 14 dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do mensalão, foi submetido a uma cirurgia de retirada de um tumor do pâncreas em julho do ano passado.

A defesa de Jefferson apresentou um relatório médico indicando também que o réu era portador de diabetes, dislipidemia (excesso de gordura e lipoproteínas no sangue), hipertensão arterial sistêmica, histórico de obesidade mórbida, deficiência nutricional crônica e anemia.
Por isso, pediu o direito à prisão domiciliar.

O ministro Joaquim Barbosa quer que a equipe esclareça se, para o tratamento médico de Jefferson, é imprescindível que ele permaneça em prisão domiciliar ou em uma unidade hospitalar.

02 de dezembro de 2013
Reportagem de Leandra Lima publicada em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário