"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Revista The Economist coloca o Brasil na lista de países com “alto risco” de agitações sociais em 2014
 
 
 
 
O Brasil aparece entre os 65 países sob alto ou altíssimo risco de agitação social gerada por problemas institucionais ou fraquezas políticas. A lista foi elaborada pelo The Economist Intelligence Unit (EIU) a partir de uma análise em 150 nações. Na avaliação de Laza Kekic, diretor da unidade de analistas em previsões internacionais da EIU, a reação à “austeridade” prevista na agenda 2014 de vários países será o combustível dos protestos de massa.

Em comparação com cinco anos atrás, mais 19 países estão agora nas categorias de alto risco (high risk), na qual está incluído o Brasil. Por isso, o governo Dilma Rousseff vai gostar nada do artigo “Ripe for Rebellion?” (Maduro para rebelião?) na página 80 da recente publicação especial “The World in 2014” (O Mundo em 2014) da prestigiada revista inglesa The Economist. A versão em português deve chegar às bancas esta semana.

A pesquisa constatou “um profundo sentimento de insatisfação popular com as elites políticas e instituições em muitos mercados emergentes”. The Economist identificou que os protestos populares serão embalados pelas “aspirações de novas classes médias nos mercados emergentes de rápido crescimento (seja na Turquia ou no Brasil)”. O analista da revista britânica destacou que “a agitação nos últimos tempos parece ter sido uma erosão da confiança nos governos e instituições: a crise da democracia” – o que descreve bem o quadro conjuntural brasileiro.

Raciocinando sobre os efeitos da crise global de 2008-09, Laza Kekic pergunta: “O que esperar em 2014?”. E o diretor da EIU responde: “A recessão já terminou ou diminuiu em grande parte do mundo. No entanto, as reações políticas à recessão econômica, historicamente, chegam com uma defasagem. A Austeridade ainda está na ordem do dia em muitos países em 2014 e isso vai alimentar a agitação social”.

Na previsão da EIU, em 65 países (43% dos 150) haverá um risco alto ou muito alto de agitação social em 2014. Em 54 países, o risco de instabilidade é médio. Nos restantes 31 países, o risco é baixo ou muito baixo. Agora, é esperar 2014 chegar para ver se as previsões de Laza Kekic se transformarão em realidade. A petralhada está preocupada...


Releia o artigo de domingo:
 
Derrube a Teoria do Fato Político Consumado

Quaquá, PT...


Apenas um detalhe: Quaquá é homem de confiança do Novo Gerente Administrativo de Hotelaria José Dirceu de Oliveira e Silva... 

Guerra petista na internet

Veja revelou que o PT reservou R$ 10 milhões para financiar ataques a adversários na internet.

O partido vai usar os serviços da agência Pepper Interativa – especializada em marketing político digital e que atende a várias empresas de economia mista (vulgo estatais).

Na Veja, o jornalista Augusto Nunes deu uma alfinetada na estratégia de guerrilha da petralhada na web:

“Por que será que a Pepper, depois que se tornou a agência do PT para a internet, conseguiu tantos clientes no governo e em estatais? Será que o PT está usando verbas do Estado para remunerar sua agência, cujo faturamento não para de engordar? Na edição que logo estará nas mãos dos assinantes e nas bancas, VEJA mostra que, além dessas perguntas à espera de respostas imediatas, há alguns mistérios a desvendar”.

Presepada Médica


Resumo sensacional



Nossa História em 2 Minutos – vídeo feito por diversão pelo estudante Zack Hemsey, editado com Final Cut Pro, faz o maior sucesso no YouTube, com quase 12 milhões de vistas.

Vai ou não vai, Barbosão?

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
 
02 de dezembro de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário