"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

LÁ DAS BANDAS DO SANATÓRIO

VOTOS
Para blogueiros amestrados por patrocínios estatais, o teólogo da libertação Leonardo Boff acha que Joaquim Barbosa não honra o STF. Grande coisa, tem sacerdote que não honrou a batina e nem os votos feitos à ordem dos frades menores. No Brasil da Silva, vale tudo. Inclusive, nada.

BARBOSA, O REJEITADO
Pesquisa do jornal Estado de S. Paulo, constata que 32 legendas do Brasil não filiariam Joaquim Barbosa, presidente do STF, para uma eventual candidatura nas próximas eleições.O mesmo levantamento mostra que outros oito partidos dizem que teriam de discutir possibilidade e apenas sete, todos de pequeno porte, abririam as portas para o presidente do STF. O PT não tugiu nem mugiu a respeito. Vá que Barbosa tenha um surto e se apresente lá no Instituto Lula para levar um papo assim gostoso com alguém... Em política, tudo se sabe. Ou não. De qualquer maneira, a pesquisa é altamente elogiosa a Joaquim Barbosa. Imagine só, se ele fosse recebido de braços abertos por esse bando de siglas que estão aí...

FOLGA NA PENSÃO
Nesta semana, o Congresso Nacional está debruçado - quer dizer, nem tanto assim - sobre o projeto que acaba com a prisão em caso de calote na pensão alimentícia.

TÁ MORTO E JÁ SABE
Enquanto isso, ao correr desse vendaval de pesquisas que assola o país, o fenômeno Fernando HaHaHaddad, abatido sobre São Paulo por honra e glória de Lula, conseguiu empatar em popularidade e aceitação com o velho afilhado de Paulo Maluf, o falecido Celso Pitta. Enterrado até os ossos numa administração tão inerte quanto estapafúrdia, HaHaHaddad diz que, pelo tamanho, São Paulo é um "cemitério de políticos". Esse já morreu e já sabe.

NADA A VER
Está na mídia: "Prisão dos condenado pelo Mensalão é aprovada por 87% dos adeptos do PT". O Brasil Dilma da Silva tá que tá. Parece coisa de louco. Os caras estão fazendo de conta que não é nada com eles.

FORA DA CADEIA
Filha de Zé Genoíno: "Esperança eu não tenho, meu pai não vai durar na prisão". Ah que não vai, não vai mesmo. Logo ele dará um jeito de adoecer e voltar pra casa.

QUEREM COQUINHO?!?
A Defensoria Pública do Distrito Federal constatou e botou a boca no trombone: a ausência de vagas para cumprimento do regime semiaberto faz com que pelo menos 900 presos que têm direito a cumprir esse tipo de pena estejam em regime fechado. Muitos dos detentos condenados originalmente ao semiaberto chegam a levar mais de um ano para conseguir transferência. Bolas, esses caras só querem moleza! Não moveram uma palha até agora para arranjar um empreguinho de gerente de hotel, uma doencinha do coração, uma coisinha simples assim que nem os mensaleiros estão arranjando... Querem coquinho? Trepem no coqueiro, pô!


DÚVIDA 
Joaquim Barbosa tem uma dúvida atroz para esta semana: não sabe se vai decidir primeiro sobre a internação de Zé Genoíno na Papuda ou na casa da zelosa filha do mensaleiro ou se vai engolir a patacoada do emprego de gerente-administrativo do corrupto ativo Zé Dirceu no Saint Peter Hotel. Barbosa está a um passo de ser julgado pela população brasileira como um dos maiores inocentes úteis do Brasil.

MORRE DÉDA, NO SÍRIO
Morreu nesta madrugada o petista governador de Sergipe, Marcelo Déda. Tinha 53 anos e perdeu a luta para um câncer de estômago no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Não teve tempo para tratar-se pelo SUS e nem para testar a eficiência cubana do programa Mais Médicos, por supuesto. Daí se depreende que, quando chega a hora, não há SUS nem Sírio-Libanês que resolva. Então, fiquemos nós brasileiros mortais, com o SUS que tá bom demais.

PADILHA EM ÚLTIMO
Para quem gosta e acredita, mais uma pesquisa científica... Desta vez, para o governo de São Paulo. O Datafolha aponta vitória em primeiro turno do governador Geraldo Alckmin, do PSDB, se a eleição para o governo de São Paulo ocorresse hoje; ele alcançou 43% de intenções de voto no levantamento. Já o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, do PMDB, atingiu 15%; o ex-prefeito Gilberto Kassab, do PSD, abocanhou 8%. O pré-candidato do PT, Alexandre Padilha, ministro do programa Mais Médicos Cubanos ostentou honrosos 4%. Isso quer dizer o seguinte: a vingança de Lula será maligna. Vem aí uma enxurrada de propaganda governamental mostrando como "a saúde pública está à beira da perfeição" no Brasil. Sempre é bom lembrar: a eleição não é hoje.

ESTAMOS FRITOS
Sinceridade? Com essa salada ruça - assim mesmo, com cedilha - que está posta na mesa, o prato mais palatável para as eleições de outubro do ano que vem ainda não entrou no cardápio. É tudo carne de pescoço. E o pior de tudo é que o eleitor está frito. A cozinha política brasileira tem sido indigesta quando serve o trivial, ou quando oferece receitas novas: Jango foi um transtorno intestinal; Fernandinho Beira-Collor, um desarranjo brutal; o fruto do mar, um convite à reidratação dessa diarreia crônica que infesta o país. Isso deixa assim no povo a sensação de que nem mesmo uma iguaria da culinária mineira, um Barbosa à la carte, pode ser prenúncio de uma boa digestão. Estamos fritos.
 
02 de dezembro de 2013
sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário