"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 14 de dezembro de 2013

O BRASIL É A INGLATERRA NA CONTRAMÃO

Removeu os alambrados antes de enfrentar a selvageria das torcidas organizadas

Em 1985, a federação de futebol do Reino Unido decidiu que chegara a hora de livrar os estádios dos hooligans, os mais selvagens torcedores do mundo. Por decisão da entidade, os times ingleses foram proibidos de participar de torneios internacionais até 1990. Um a um, comandantes, oficiais graduados e soldados rasos classificados pelo grau de beligerância foram identificados, julgados e banidos das arquibancadas. Muitos acabaram na cadeia. A guerra demorou cinco anos. Só depois de consumado o triunfo dos defensores da lei e da civilização os dirigentes removeram os alambrados dos estádios britânicos.

Afrontado pelo atrevimento de delinquentes fanáticos disfarçados de torcedores, que sobrevivem graças à conivência criminosa dos cartolas, o Brasil se transformou numa Inglaterra na contramão. Não existe sequer um esboço de plano para a erradicação da praga em permanente expansão. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recitam promessas que não serão cumpridas. Os cartolas seguem financiando os comparsas uniformizados. Mas as arenas construídas ou reformadas para a Copa de 2014 não têm alambrados.

“O Brasil está muito feliz em receber todos nessa Copa, porque somos um povo alegre e acolhedor”, disse Dilma Rousseff durante o sorteio das chaves da Copa. O palavrório foi desmoralizado pelas cenas apavorantes registradas durante o jogo entre o Vasco e o Atlético em Joinville. O que aparece no vídeo e nas fotos é uma amostra do horror que logo fará parte da rotina do futebol brasileiro.




ATLÉTICO PR E VASCO
(Foto: Joka Madruga/Futura Press)
 
Briga entre torcidas na partida entre Atlético-PR e Vasco
(Foto: Geraldo Bubniak /Fotoarena/Folhapress)
 
imagens-do-dia-best-pictures-of-day-20131209-21-size-598
(Foto: Carlos Moraes/Agencia O Dia/Reuters)
 
imagens-do-dia-best-pictures-of-day-20131209-22-size-598
(Foto: Carlos Moraes/Agencia O Dia/Reuters)
 
01
O lutador de jiu-jitsu identificado como Naíba (de bermuda azul e camiseta) troca socos com um torcedor (Foto: Joka Madruga/Futura Press)
 
02
Na pancadaria com torcedores do Corinthians, em 11 de agosto, os vascaínos Jonathan Fernandes e Philipe Sampaio (em destaque): os dois também foram filmados brigando em Joinville (Foto: Sergio Lima/Folhapress)
 
03
Philipe Sampaio na briga com torcedores do Atlético-PR, em Joinville (Foto: Reprodução)
 
04
Jonathan Fernandes, de camisa branca, pisa em um torcedor do Atlético-PR; à esquerda, o homem identificado como Pierre, líder da torcida Ira Jovem (Foto: Reprodução)
 
05
Leone Mendes da Silva, conhecido como Curirim, mora na Baixada Fluminense e está preso em Joinville (Foto: Giuliano Gomes/Folhapress)
 
06
Torcedores do Vasco e do Atlético Paranaense brigam durante o jogo em Joinville, Santa Catarina. No destaque, Marcelo Souza – (Foto: Heuler Andrey/AFP)
 
vereador
O ex-vereador de Curitiba Juliano Borghetti foi flagrado durante o show de selvageria em Joinville (Foto: Geraldo Bubniak/FotoArena)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário