"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 14 de dezembro de 2013

PRESOS POR CORRUPÇÃO NO BRASIL



De acordo com o ultimo relatório do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça, temos cerca de 0,1% de presos por corrupção no Brasil, em um total de aproximadamente 550 mil presos. Outro dado interessante é que em alguns estados como Acre, Alagoas, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, simplesmente não tem nenhum preso por corrupção, o que nos leva a imaginar que estes estados não conhecem corrupção ou a justiça também é corrupta.

Metade dos presos no Brasil é por crimes contra o patrimônio (roubos e furtos), 25% por tráfico de drogas, 12% por homicídios e sequestros e o restante por crimes diversos. Essa pesquisa mostra bem a nossa realidade em não punir os crimes de desvio de dinheiro público, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e formação de quadrilha de colarinhos brancos.

Esse baixo índice de prisões por corrupção é histórico no Brasil, pois quase sempre envolve pessoas com status e que fazem parte do próprio governo. Por outro lado, o corrupto condenado continua rico e nunca devolve o que roubou, portanto, essa situação serve de estímulo ao aumento da corrupção. 

Integrante da Associação dos Juízes para a Democracia, Luiz Carlos Valois, comenta que, apesar da lei ser igual, a punição é seletiva no Brasil.

Por exemplo, as cadeias estão cheias de traficantes pobres, verdadeiros bodes expiatórios, enquanto os grandes chefes do tráfico continuam circulando impunes e cercados de renomados advogados. O jurista também discute um novo modelo de penas, pois acredita que o nosso atual sistema carcerário destrói o que resta de bom dentro de um preso comum, ao invés de torná-lo um bom cidadão.

Por outro lado, a organização civil ‘Transparência Internacional’ divulgou esta semana um novo estudo onde mostra que dentre 177 países pesquisados, os menos corruptos são a Dinamarca e a Nova Zelândia (nota 91). Os EUA aparecem em 19º lugar com uma nota 73, o Chile em 22º. Com 71. 

O Brasil aparece em 72º lugar, com uma nota 42, a Venezuela em 160º, com nota 20 e os mais corruptos do mundo são o Afeganistão, Coréia do Norte e Somália, com nota 08.  Conforme se vê, essas duas pesquisas dão uma clara posição sobre este grande problema no nosso país. 

Quem quiser ver mais detalhes desta recente pesquisa, ver o site oficial da entidade:
 
 
14 de dezembro de 2013
Célio Pezza é escritor e autor de diversos livros, entre eles: As Sete Portas, Ariane, A Palavra Perdida e o seu mais recente A Nova Terra - Recomeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário