"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 14 de dezembro de 2013

ECONOMIA TRAZ RISCOS PARA DILMA PORQUE VAI DEFINIR AS ELEIÇÕES


12 

Na semana passada, o IBGE divulgou o PIB do terceiro trimestre do ano. O resultado foi frustrante. Crescimento negativo de 0,5% em relação ao segundo trimestre, o pior resultado em quatro anos. O crescimento para 2013 foi revisado para baixo, entre 2,15% e 2,5%.

Para piorar, a presidente Dilma Rousseff, em entrevista ao jornal “El País”, da Espanha, antecipou que o IBGE revisaria os números de 2012. O crescimento de 0,9% seria revisado para 1,5%. De fato, foi revisado. Mas para apenas 1%. A presidente cobrou, naturalmente, explicações do Ministério da Fazenda.

Porém, de acordo com a última pesquisa Datafolha, as expectativas dos eleitores para a situação econômica do país e pessoal são mais otimistas do que as observadas no início de outubro. Em relação à economia, cresceu de 31% para 37% a parcela de brasileiros que preveem melhora. Quanto à situação econômica pessoal, a expectativa positiva é ainda mais alta: 56% acreditam que sua situação vai melhorar nos próximos meses, o que significa uma alta de nove pontos na comparação com a pesquisa anterior.

 Esse quadro de otimismo, entre outros motivos, está ajudando na recuperação da popularidade da presidente Dilma Rousseff. Embora esse processo esteja em ritmo menor do que a expectativa do próprio governo, ele está ocorrendo. Entre o fim de junho e novembro, a avaliação ótimo/bom do governo saiu de 30% para 41%. Por outro lado, a ruim/péssimo caiu de 25% para 17% (Datafolha).
O otimismo dos eleitores e a gradual retomada da popularidade da presidente podem ser explicados por alguns fatores. Primeiro, apesar do fraco desempenho da economia, o nível de emprego continua elevado. Segundo, a inflação se mantém dentro da meta. Terceiro, o discurso da oposição permanece pouco atrativo para a maior parte do eleitorado.

PREOCUPAÇÃO

Os brasileiros, porém, demonstram preocupação com alguns indicadores econômicos e sociais. Segundo o último levantamento Datafolha, o percentual dos entrevistados que acreditam no aumento da inflação cresceu de 54% para 59% entre outubro e novembro. O mesmo aconteceu com o desemprego, cuja expectativa de aumento foi de 38% para 43% no mesmo período.

Por outro lado, houve um crescimento da expectativa no poder de compra dos salários (de 30% para 38% entre outubro e novembro). Apesar da preocupação com inflação e emprego, os brasileiros estão otimistas com sua situação econômica no futuro. O número dos que acreditam que sua situação vai melhorar cresceu de 47% para 56% entre outubro e novembro.

Entretanto, com a perda de confiança do mercado e do empresariado, o governo corre o risco de ver a popularidade reconquistada escorrer pelos dedos. Alguns resultados ruins na economia (como o do PIB) são, sem dúvida, notícias preocupantes. Sem falar nos efeitos negativos que alguns eventos futuros podem ter sobre a economia. É o caso da decisão do STF sobre o índice aplicado na correção da caderneta de poupança nos planos Verão, Bresser, Collor 1 e Collor 2 (impacto potencial de R$ 150 bilhões) e o risco de rebaixamento por parte das agências de classificação de risco.

Como se sabe, salvo um fato novo extraordinário, a economia é que vai definir as eleições de 2014. Com uma oposição fraca e desestruturada, Dilma ainda preserva, paradoxalmente, seu favoritismo. Por enquanto, a oposição ainda continua sendo incapaz de convencer os eleitores a abandonar o continuísmo mesmo com as pesquisas indicando que 66% do eleitorado deseja mudança.

(transcrito de O Tempo)

Murillo de Aragão
14 de dezembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário