"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 14 de dezembro de 2013

MAIS UMA OPORTUNIDADE PERDIDA


Não foram todos, mas escorregaram montes de companheiros presentes à abertura do Quinto Encontro Nacional do PT, na noite de quinta-feira. O próprio Lula puxou a fila, comparando o emprego oferecido e agora rejeitado por José Dirceu, na cadeia, com a quantidade de cocaína encontrada no helicóptero de um senador da oposição, em liberdade.
Foi o sinal para um coro interminável aumentar o diapasão de slogans em desagravo ao ex-chefe da Casa Civil, a José Genoíno e a Delúbio Soares. Esqueceram o João Paulo Cunha.
Ainda que o ex-presidente não formulasse críticas diretas ao Supremo Tribunal Federal, coube ao presidente do partido, Rui Falcão, atacar o Judiciário.

Como a reunião se estendeu ao dia seguinte, prossegue hoje e encerra-se amanhã, convém aguardar para ver se propostas de ação efetiva nos planos político, econômico e social fluirão dos debates. Porque a primeira impressão é de que o PT está se reunindo apenas para exaltar o governo e para protestar contra a condenação e a prisão de seus ex-dirigentes. Seria lamentável caso confirmada a previsão.

A presidente Dilma também compareceu e discursou, sem abordar o mensalão. Limitou-se a elogiar seu governo e o PT, mas parecia pouco à vontade diante de estribilhos que ligavam guerreiros a brasileiros, aliás, uma rima essencialmente pobre.

Depois dizem ser má vontade, mas a verdade é que o PT parece estar perdendo outra oportunidade de afirmar-se, buscando debater e opinar a respeito dos pontos de estrangulamento situados diante do país.
Não vingou, ao menos até agora, a proposta do pequeno grupo intelectualizado cujo interesse era discutir o Brasil e voltar o partido aos tempos de sua criação, quando pretendia amplas e profundas reformas.
A palavra de ordem, agora, é continuar no poder, até aproveitando-se de suas benesses e facilidades. Além, é claro, de tentar desagravar companheiros julgados, condenados e presos por práticas criminosas.

LIÇÕES DE ÉTICA
A opinião do jornalista é o que menos interessa quando ele se restringe ao dever maior da imprensa, de apresentar os fatos. Muito menos tem valor a opinião do dono do jornal, através de editoriais balofos e parciais.
Sendo assim, importa deixar de lado a opinião de leitores radicais, que gostariam de ver publicadas apenas notícias acordes com suas concepções e sua ideologia. Contesta-se a afirmação de que somos formadores de opinião. Devemos ser apenas informadores.
Quem se forma é a própria sociedade, se estiver bem informada…

A ORIGEM DO BOATO
Tem gente no PMDB tentando identificar de onde partiu a especulação a respeito da troca de Michel Temer pelo filho do ex-vice José Alencar, na chapa encabeçada por Dilma Rousseff. Não dá para acreditar que tenha sido o Lula, já que a simples notícia levou o PMDB à ebulição. Sem o atual vice-presidente o partido simplesmente se retiraria do governo.

14 de dezembro de 2013
Carlos Chagas
in Diário do Poder
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário