"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Papa contrata McKinsey para promover mudança radical na comunicação da Igreja Católica
O Papa Francisco vai promover uma radical transformação no setor de Comunicação da Igreja. O Vaticano acaba de contratar a transnacional McKinsey para reorganizar os diferentes meios de comunicação disponíveis para a hierarquia católica. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, informou ontem que o plano será desenvolvido em curto prazo: em dois ou três meses.

Os alvos da transformação de gestão são o jornal oficial, L' Osservatore Romano (publicação que tem 150 anos), a Rádio Vaticano (que transmite em várias línguas) e o Centro Televisivo Vaticano (que transmite as atividades do Papa). Na avaliação de Francisco, os meios não se comunicam entre si e, às vezes, parecem competir, atrapalhando a missão da Igreja.

Além da comunicação, o Papa contratou outra transnacional para reorganizar as finanças. A KPMG vai cuidar da reengenharia de duas grandes empresas financeiras católicas. Os alvos são a Promontory Financial Group – que fiscaliza o cumprimento dos regulamentos de gestão e das propriedades do Vaticano, numa espécie de auditoria interna católica – e o Instituto de Obras da Religião (mais conhecido como Banco do Vaticano).

O IOR já é alvo de uma investigação tocada por cinco cardeais indicados pelo Papa Francisco. Em 2014, eles vão apresentar o primeiro relatório que apontará as fragilidades a serem corrigidas. Francisco quer livrar seu banco da imagem negativa de que colaborou com lavagem de dinheiro e, indiretamente, com financiamento de ações terroristas. A investigação deve atingir, em cheio, o sistema global do crime organizado.

O Pontífice determinou que o “Banco do Vaticano” promova um pente fino nas contas de missões diplomáticas e de governos. O Brasil pode ser afetado nesta operação saneadora do Papa. Francisco estipulou que, até o final deste ano, esteja completamente saneada a instituição – oficialmente conhecida como Istituto per le Opere di Religione (IOR), profanamente chamada de “Banco do Vaticano”.

Um brasileiro faz parte diretamente da coordenação dessa missão saneadora. O Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Sherer atua como um dos cinco cardeais da Autorità di Informazione Finanziaria. Os membros desta espécie de alto conselho de gestão do banco, que opera a partir de uma única base no Estado da Cidade do Vaticano, têm mandato até 2018.

Além das finanças e das comunicações, Francisco já definiu outra prioridade de sua gestão. Criou um grupo de trabalho para cuidar da fusão das instituições católicas de ensino pelo mundo afora. Francisco identificou que é preciso criar sinergia entre as universidades e colégios católicos para competir com as grandes transnacionais que promovem megafusões para acelerar o movimento de controle do setor educacional no mundo.

Foto assustadora
 
 
Dá até medo a foto do ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, com José Sarney, abraçadinho pelo Lula, sorrindo com a Dilma e o Fernando Collor, no luxuoso avião presidencial do Governo do Brasil, na viagem para o velório do ícone comunista sulafricano Nelson Mandela. A morte poupou Itamar Franco de aparecer nessa fotografia histórica

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
 
20 de dezembro de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário