"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

COPA E OLIMPÍADAS VÃO PRESSIONAR INFLAÇÃO NO BRASIL, PREVÊ BC

Comportamento dos preços no Brasil será pior do que o visto nos outros locais que sediaram grandes eventos esportivos porque país acumulará duas grandes competições, afirma instituição

Os megaeventos esportivos – a Copa do Mundo e as Olimpíadas – encarecerão os produtos consumidos pelos brasileiros. O impacto no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) será de 2 pontos percentuais entre 2007 e 2023. O Banco Central fez a projeção para o período por levar em consideração o ano do anúncio de que o Brasil sediaria a Copa do Mundo de Futebol de 2014 até sete anos após a realização dos Jogos Olímpicos de 2016.
 
Segundo um estudo publicado no relatório trimestral de inflação, o comportamento dos preços no Brasil será pior do que o visto nos outros países que sediam grandes eventos esportivos porque acumulará duas grandes competições. Normalmente, os países que recebem um evento tem um impacto que chega a 1 ponto percentual na inflação.
 
“Megaeventos esportivos, como Jogos Olímpicos e Copa do Mundo de Futebol, podem ter impactos significativos na economia do país anfitrião”, diz o texto do BC. “Enquanto o evento em si tem duração de algumas semanas, os preparativos têm início vários anos antes e envolvem investimentos que podem ter efeitos econômicos de longo prazo.”
 
20 de dezembro de 2013
GABRIELA VALENTE -  Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário