"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

CRISE JURÍDICA E POLÍTICA ENTRE PODERES DA REPÚBLICA, PÓS CONDENAÇÃO DOS MENSALEIROS


Em outro país sério esses agentes públicos, depois de julgados e condenados por crimes contra os interesses públicos, seriam executados em praça pública: para cada um a bala certa, sorte daquele se sobreviver, e no final o Estado ainda manda a conta pra família pagar a bala gasta.

Claro que eu não estou defendo isso pros gloriosos mensaleiros, entretanto, eu acho que cadeia é pouco. Eles devem estornar tudo o que subtraíram gatunamente do povo.
Além disso, aqueles com função política devem perder o mandato e não se candidatar nem para síndico do prédio, por 10 anos.

O STF já determinou a perda imediata de mandato dos condenados que possuem função política, mas a Câmara Federal reluta em cumprir a ordem jurídica.
E opta pela via do corporativismo politiqueiro sob o manto conspurcado da imunidade (impunidade) parlamentar.
Seria isso a geração de uma grave crise jurídica e política entre poderes da república? Que desdobramentos isso ainda pode ter?

21 de novembro de 2013
ricardo luiz costa
in observador político

Nenhum comentário:

Postar um comentário