"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Reunião sobre aumento de combustíveis é adiada para conselho da Petrobrás avaliar problemas mais graves

A discussão para definir uma fórmula de reajuste de até 7% para a gasolina e até 10% para o diesel não foi o motivo concreto do adiamento, para o dia 28, da reunião do Conselho de Administração da Petrobrás. A Presidenta Dilma Rousseff quer que os conselheiros da empresa cheguem a um consenso sobre a solução de problemas para conter o endividamento da empresa, a fim de viabilizar os prometidos investimentos de US$ 236,7 bilhões de 2013 a 2017.
 
Além do contorcionismo político para administrar a guerra fria de poder entre a presidenta da empresa, Maria das Graças Foster, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que preside o “conselhão”, a verdadeira redefinição da pauta do encontro é formar um consenso sobre a lista de “abacaxis” que precisam ser descascados na Assembleia Geral Extraordinária, marcada para dia 16 de dezembro, às 15 horas. São os problemas gerados pela governança capimunista tupiniquim...
 
Tanto quanto o aumento nos combustíveis, que ajudaria a recuperar perdas de R$ 50 bilhões com a defasagem acumulada nos preços da gasolina e do diesel, a AGE da Petrobras terá de ratificar decisões que mexem com o caixa e o endividamento da estatal de economia mista. Um dos temas mais explosivos é a cisão parcial da Petrobras International Finance Company S.A. A “PIFCO” é comandada pelo diretor financeiro Almir Barbassa - outro homem que disputa poder na Petrobras com Graça Foster. Barbassa é o responsável pela rolagem diária da dívida da empresa com grandes bancos transnacionais.
 
Outro “pepino” é a incorporação da Refinaria Abreu e Lima S.A – aquela parceria que fracassou com a PDVSA do falecido Hugo Chávez. A AGE vai Aprovar a incorporação da RNEST pela Petrobras, com a sua consequente extinção, sem aumento do capital social da Petrobras. A reunião vai ratificar a contratação da PRICEWATERHOUSECOOPERS Auditores Independentes para avaliar os detalhes contábeis do negócio.
 
A assembleia também precisará ratificar a incorporação da Companhia de Recuperação Secundária (CRSec) na Petrobras, também sem aumento do capital social da “estatal”. A CRSec cuidava da locação de bens à Petrobras, destinados aos campos de Pargo, Congro, Garoupa, Cherne e Carapeba, localizados na Bacia de Campos. No encontro, será ratificada a contratação da APSIS Consultoria e Avaliações Ltda para cuidar da parte contábil da operação.
 
Dilma, Mantega e Graça têm uma preocupação concreta. É alto o risco que investidores questionem quais são os reais motivos para a Petrobras mexer na RNEST, CRSec e, principalmente, na PFICO. Os questionamentos podem lançar mais dúvidas sobre a qualidade da Governança Corporativa da empresa na gestão do ex-presidente José Sérgio Gabrielli – afilhado do Presidentro Luiz Inácio Lula da Silva – que agora enfrenta dificuldades para que o PT o indique para disputar o Governo do Estado da Bahia, na sucessão a Jaques Wagner.
 
Por tudo isso, quando Mantega alega que precisa "aperfeiçoar as matérias que estão em pauta", para justificar o adiamento da reunião do “Conselhão” da Petrobras, e com uma listinha de “abacaxis” a serem descascados na AGE de dezembro, a turma nervosa do mercado já começa a ficar desconfiada do que o governo (controlador da petroleira) está armando...
 
Ibope cabo eleitoral da Dilma
 
O clima de “já ganhou” sobre a reeleição de Dilma, no ainda distante outubro de 2014, chama a atenção sobre as pesquisas de opinião.
 
Nem a mídia chapa-branca consegue encarar, com seriedade, o resultado premonitório das pesquisas.
 
E tudo fica ainda pior quando uma diretora do Ibope concede uma entrevista com um discurso que mais parece o de uma “caba” eleitoral do governo Dilma-Lula...
 
 
Pesquisa estilo Odorico
 
Quem não se lembra do corrupto prefeito de Sucupira, Odorico Paraguaçu, vivido, ficcionalmente, pelo imortal Paulo Gracindo?
 
Por isso, vale a pena relembrar um dos episódios da série “O Bem Amado” (remake de 1980 da novela de Dias Gomes que fez sucesso em 1973).
 
Odorico negocia com um marketeiro a encomenda de uma “pesquisa” que o confirma como imbatível para a próxima eleição...
 
 
Troca Troca?
 
Freud explica?
 
Justificativa dos gaiatos da internet para visitas que dirigentes do PT e do governo petista do governo do Distrito Federal fizeram ao complexo penitenciário da Papuda, que hospeda ilustres mensaleiros presos por ordem do Supremo Tribunal Federal...
 
 Genoíno excelente
 
Coisas do Chapolin do PT


 
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

21 de novembro de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário