"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 12 de outubro de 2013

UM ANO ANTES DAS ELEIÇÕES, DATAFOLHA DE HOJE É PROMISSORA PARA NOVA OPOSIÇÃO


 
Ainda falta um ano para a eleição. Hoje o Datafolha mostra Dilma tem 42% das intenções de voto; Aécio, 21%; Campos, 15%. Votos em branco, nulo ou nenhum somam 16%. Em 2010, quando faltavam 6 meses, o quadro era este, pelo Datafolha:
 
A vantagem de José Serra, candidato do PSDB à presidência, sobre Dilma Rousseff (PT) permanecia estável. A vantagem do tucano sobre a petista, que era de nove pontos percentuais na sondagem de março, era de dez pontos. Enquanto Serra oscilou positivamente dois pontos e chegou a 38% das intenções de voto, Dilma variou um ponto, indo para 28%.
Era o primeiro levantamento do Datafolha depois que o tucano tinha assumido a sua candidatura à presidência, no dia 10 de abril.

Os desempenhos dos outros candidatos ficaram praticamente inalterados. Ciro Gomes (PSB), que tinha 11% no mês passado, caiu para 9%, e foi ultrapassado numericamente por Marina Silva (PV), que subiu de 8% para 10%. Marina havia se tornado mais conhecida dos eleitores brasileiros. Passaram de 52% para 63% os entrevistados que disseram conhecer a ex-ministra do Meio Ambiente. A porcentagem da população que disse conhecer os outros candidatos não variou significativamente.
 
Para o segundo turno, Serra tinha aberto dez pontos de vantagem sobre Dilma. Na pesquisa anterior, essa diferença era de nove pontos. Seis meses antes da eleição, Serra tinha 50% dos votos, dois pontos a mais que fevereiro, e Dilma tinha 40%, contra 39% na pesquisa anterior. Naquela pesquisa, apenas 46% dos entrevistados sabiam apontar algum candidato.
 
O resultado do primeiro turno todos lembramos: Dilma acabou com 46,91%, Serra com 32,61% e Marina com 19,33%. A conclusão é uma só: o quadro está completamente aberto, assim como estava em 2010. Um ano antes, não seis meses. E nem precisava dizer que o candidato tucano é Aécio Neves, se o PSDB quiser concorrer, efetivamente.
 
12 de outubro de 2013
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário