"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 12 de outubro de 2013

O ESTILO PETISTA DA DESFAÇATEZ


 
Se a Venezuela é um país onde há até "excesso" de democracia, como disse uma vez Lula da Silva, se o projeto de poder do falecido Hugo Chávez é visto como símbolo de justiça social, do que reclamam os petistas quando Marina Silva se refere ao "chavismo" do partido? A coerência aconselharia a tomarem a expressão como elogio”.  Dora Kramer (Estadão)
Desde há muito sabemos que coerência não existe no lulopetismo. Apenas oportunismo político, que varia de acordo com as conveniências do partido, especialmente em momentos eleitorais.
O ideário socialista do PT é contra as privatizações. Numa recente eleição, lançaram maldades contra Alkmin dizendo que ele iria privatizar a Petrobras e outras estatais. Agora, assaltados pela realidade, estão privatizando tudo. Mas não admitem: dizem que são “concessões”.
 
Dilma mandou Erenice fazer um dossiê sobre os gastos pessoais de FHC, ao Lula ter sido confrontado pelos seus excessivos gastos com o cartão corporativo. Pega com a boca na botija, Dilma disse que não era um dossiê, mas um....”banco de dados”!
 
Da série “nunca antes na história deste país”, um crime constitucional grave vira um simples "malfeito" ou uma "futrica menor"; caixa 2 vira "recursos não contabilizados"; atos secretos no Senado são apenas "atos sem formalidade pública"; em que se diz "rubriquei, mas não assinei..."; em que imóvel não declarado foi "esquecimento do contador"; em que a publicação de escândalos vira "estão tentando virar a mesa da democracia"; em que o “mensalão nunca existiu”.......
 
Este virou o país do "eu não sabia", "assinei sem ler". Esse é o estilo dessa gente: mentiras, desfaçatezes, incoerências, desrespeito às inteligências e conhecimentos alheios. É natural, pensam que todos são como os seus eleitores, deseducados e desinformados, aceitando tudo, especialmente uma Bolsa....
 
Esse desprezo pela atitude republicana, essa demonstração de que o que vale não são os princípios, mas os fins, o pragmatismo, o poder a qualquer custo, são alarmantes. A história, esse imenso sistema de alarme, já mostrou que, no caminho para o caos, a decência é sempre a primeira a morrer...
 
12 de outubro de 2013
Luiz Sérgio Silveira Costa é Almirante, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário