"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 12 de outubro de 2013

ELEIÇÃO DE LINDBERGH PARA O GOVERNO DO RIO É PRIORIDADE TOTAL - DIZ RUI FALCÃO

 
Em reunião no Rio, presidente do PT diz que presença de Dilma nos palanques de Pezão e do senador petista terá que ser discutida
 

Lindbergh e Rui Falcão durante reunião do PT no Rio
Foto: Fábio Rossi / O GloboLindbergh e Rui Falcão durante reunião do PT no Rio Fábio Rossi / O Globo
O presidente do PT, Rui Falcão, disse nesta sexta-feira que a eleição do senador Lindbergh Farias para o governo do Rio é prioridade total para o partido. Falcão esteve no Rio, onde se reuniu com membros da Executiva estadual do partido, deputados estaduais e federais, além dos dois secretários petistas que integram o governo de Sérgio Cabral. Segundo petistas, a vinda do presidente da sigla no Rio é a prova de que a candidatura de Lindbergh não será sepultada, mesmo diante das tentativas dos peemedebistas para que isso aconteça.
 
- Poucas vezes, eu vi unidade tão ampla no PT, como nós conseguimos produzir hoje. Primeiro, a reafirmação de prioridade total à eleição do senador Lindbergh como nosso governador aqui. Segundo, a convicção reafirmada aqui de que o palanque do PT, do senador Lindbergh e de nossos aliados é um palanque pela reeleição da presidente Dilma - declarou Falcão.
 
Esta semana, a hipótese de a chapa de Lindbergh dar palanque duplo a Dilma e a Campos causou polêmica no PT do Rio.
 
 
- Não vamos permanecer num governo que depois vamos disputar eleitoralmente com o candidato do governador. Chega um momento que tem que deixar o governo. Queremos fazer isso de forma organizada, pactuada. Não vai haver um rompimento. Nós participamos desse governo durante sete anos. Vamos reivindicar as políticas públicas que fizemos avançar aqui - disse Rui Falcão.
 
O presidente do PT declarou como deverá ser a agenda de candidata da presidente Dilma no próximo ano em estados em que mais de um candidato ao governo pertence à base de apoio a ela. No Rio, por exemplo, estão postas as pré-candidaturas do senador Lindbergh Farias (PT) e do vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). Segundo Falcão, isso já ocorreu antes e a solução é contemplar todos ou não aparecer no palanque de ninguém.
 
- A presidenta Dilma é do PT, mas é presidenta da República, está cuidando de governar o pais. Não está fazendo campanha. O nosso candidato, aquele em que vamos apostar todas as fichas, é o senador Lindbergh. Os partidos que estarão apoiando a presidente Dilma, e serão muitos, terão também a simpatia dela, o apoio dela. Nós já convivemos com essa situação em outros momentos e isso se materializa da seguinte maneira: onde há dois ou três candidatos, ou ela vai a dois ou três palanques ou não vai em nenhum. Ocorre que quem pode utilizar a imagem da presidenta Dilma, pela legislação eleitoral, é só o candidato do PT - afirmou Rui Falcão, lembrando ainda que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também fará campanha.
 
Ao falar especificamente da situação do Rio, com Pezão e Lindbergh como prováveis candidatos, o presidente do PT declarou que a agenda de Dilma terá que ser discutida:
 
- Isso vai ter que ser discutido com ela porque, como ela está governando o país, ela vai ter uma agenda bastante delimitada, como foi a agenda do presidente Lula (na reeleição). Só pode fazer campanha fora do horário de trabalho, nos fins de semana. São 27 estados e o Distrito Federal, não sei se ela conseguirá ir a todos os lugares e todos os palanques.
 
Além de defender a saída imediata do governo Cabral, Lindbergh, na articulação de sua aliança, adota a tese de que o nome que vá concorrer ao Senado pela chapa seja do PSB. O nome dos sonhos do petista seria Romário, que trabalhará pela candidatura do governador Eduardo Campos à Presidência. Rui Falcão afirmou que pode acontecer de a chapa do PT ser integrada por um candidato ao Senado que faz campanha por um outro candidato a presidente.
 
Especificamente sobre a ideia de Romário compor a chapa, ele disse:
 
- Eu não vou cogitar dessas hipóteses, porque quem vai tratar das alianças é nosso pré-candidato e uma comissão da direção que estará trabalhando e sintonizada junto com ele.

12 de outubro de 2013
Juliana Castro - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário