"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

GANHAR OU PERDER


 
Após muitas tentativas de compreender o excesso de competência de alguém me levaram a entender o motivo pelo qual as pessoas adoram denominar esse tipo de indivíduo como um ser arrogante.
Arrogância no dicionário significa altivez, insolência, orgulho, presunção. Ou seja, arrogante é o cara que se sente superior aos outros.
 
Mas se essa pessoa é superior aos outros, qual o problema dela ter consciência disso? Pelo que eu saiba, admitir é o primeiro passo para a redenção. Então é melhor valorizar a burrice e incapacidade daqueles que são normalzinhos?
 
Talvez o fato de reduzir a quantidade de competidores que possam criar alguma dificuldade honesta faz com que essa pessoa tenha uma sensação meio narcisista. O grande problema é que ser humilde demais também faz mal.
Humildade vem do latim “humus” que na verdade quer dizer filho da terra. Por outro lado húmus (sem tradução) é uma matéria orgânica resultante da decomposição de animais e plantas para adubar o solo. O húmus libera vários nutrientes além de Nitrogênio.
 
O Nitrogênio é o gás que ocupa setenta e oito porcento do ar da atmosfera, ou seja, a grande maioria. Há um pequeno detalhe, ninguém respira Nitrogênio!
 
Mais ou menos vinte porcento do que sobrou do ar é Oxigênio. Com o problema da poluição, esse porcentual irá diminuir. Logo, Oxigênio é algo muito raro com maior competência e importância em relação a outros gases.
 
Pois é, o competente é Oxigênio e o normalzinho é Nitrogênio. Acredito que por inveja, o Nitrogênio diz que o Oxigênio é arrogante e assim dá uma boa desculpa.
 
A inveja é um sentimento que denota o ódio pela alegria e prosperidade de outra pessoa. Ter uma dor de cotovelo pode não ser ruim, mas utilizar isso para endossar a propria incompetência denota um sentimento muito abaixo da humildade.
 
A individualidade é uma conquista do ser humano. Ser igual a todos é coisa de socialista ortodoxo. A ambição é o acelerador da possível vitória.
 
Então, aquele que chama o outro de arrogante é um péssimo perdedor.
 
07 de outubro de 2013
Fabrizio Albuja é Jornalista e Professor Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário