"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

DOIS AMERICANOS E UM ALEMÃO VENCEM O NOBEL DE MEDICINA

Descoberta de como ocorre o transporte celular leva o Prêmio Nobel de Medicina
 
 
Vencedores do Nobel de Medicina 2013 são anunciados em Estocolmo
Vencedores do Nobel de Medicina 2013 são anunciados em Estocolmo (Jonathan Nackstrand/AFP)
A descoberta de como as células organizam seu sistema de transporte rendeu nesta manhã o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina aos pesquisadores norte-americanos James Rothman e Randy Schekman e ao alemão Thomas C. Südhof. Trabalhando de modo independente no princípio, os três cientistas descobriram a maquinaria que regula o tráfego de vesículas, o que os organizadores do Prêmio Nobel chamaram de "maior sistema de transporte das nossas células".
É esse sistema que está por trás, por exemplo, do transporte de insulina no corpo. Após a substância ser produzida e liberada no sangue, sinais químicos (ou neurotransmissores) são enviados de uma célula nervosa a outra. E as moléculas são transportadas pelas células dentro de pequenos pacotes - as vesículas. O trio, em estudos complementares, observou como a carga é entregue no lugar certo e na hora certa dentro da célula.
Schekman, nos anos 1970, descobriu um conjunto de genes necessários para esse tráfego. Rothman, já no fim dos anos 1980, começo dos 90, desvendou o maquinário de proteínas que permitem que as vesículas se fundam com os seus alvos para descarregar a substância que elas estão levando. Por fim, Südhof, também nos anos 90, revelou os sinais que instruem as vesículas a liberarem a carga com precisão. 
07 de outubro de 2013
Giovana Girardi - O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário