"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

SURGEM REAÇÕES NO BNDES CONTRA A ATUAL DIRETORIA DO FUNDO DE PENSÃO (FAPES)

Associados fizeram protesto diante da sede da Fapes


Há relatos sobre desmandos da nova gestão da Fundação do BNDES, (Fapes), presidida por Solange Paiva Vieira, conhecida por seu estilo drástico de gestão na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e na Secretaria de Previdência Complementar (SPC) no governo de Fernando Henrique Cardoso. A pretexto de cortar custos, tem sido respaldada pelo Diretor de Recursos Humanos do BNDES, Ricardo Ramos, e pretende demitir 40% do quadro de pessoal de modo relâmpago.

Na fase inicial, já demitiu cerca de 20% dos empregados.
E tem feito isso de modo açodado e sem critérios, criando um clima de terror entre os empregados, além de não ter concluído o acordo coletivo de trabalho desde setembro/2017.

AUMENTA CUSTOS – O estilo pirotécnico da diretora Solange fere sobretudo as boas práticas de governança.Ao mesmo tempo que demite, sua gestão controversa tem aumentado custos com contratação de advogados e consultorias de investimento caras e sem respaldo, além de ter aumentado o limite de alçada para custos da diretoria de R$ 40 mil para R$ 500 mil.

Os associados da Fapes não são contrários à diminuição de custos ou corte de pessoal, mas a maneira como Solange Vieira se comporta, pois também é funcionária do BNDES e recebe participação dos resultados do banco, onde não mais trabalha, estando cedida à Fundação.

Nesta terça-feira, dia 23, houve manifestação de empregados e aposentados, em frente ao prédio da sede, quando foi distribuído um manifesto contra a atual direção da Fapes.

24 de janeiro de 2018
Jorge Aroeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário