"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

JOSÉ DIRCEU FICARÁ CONFINADO EM BRASÍLIA ATÉ SER NOVAMENTE PRESO


Resultado de imagem para jose dirceu preso curitiba
Dirceu não tarda a ser preso, por ordem do TRF-4
O juiz Sérgio Moro determinou que o ex-ministro José Dirceu passe a usar tornozeleira eletrônica e não deixe o município de seu domicílio, Vinhedo (SP), além da entrega do passaporte e de ser proibido de sair do país. Depois, a pedido dos advogados dele, permitiu que ficasse em Brasília, onde mora sua mulher e sua pequena filha.  No despacho, Moro afirmou que abriu mão de impor recolhimento domiciliar a Dirceu porque a medida teria o “efeito prático” de uma prisão domiciliar. Na prática, Moro quer que Dirceu cumpra sua pena atrás das grades, mesmo que a sentença demore a ser aplicada. Caso tivesse determinado o recolhimento domiciliar com tornozeleira, o tempo em que o ex-ministro estivesse nesta condição poderia ser abatido do total da pena.
O juiz afirmou em despacho que o recebimento de propinas de cerca de R$ 4,9 milhões no mesmo período em que era julgado no Mensalão “não autoriza que cumpra a pena em casa, o que seria o efeito prático do recolhimento domiciliar, considerando a detração”.
PRUDÊNCIA – Moro disse ainda que a “prudência” recomenda a vigilância eletrônica para que os deslocamentos do ex-ministro possam ser controlados.
“Considerando que José Dirceu de Oliveira e Silva já está condenado a penas totais de cerca de 32 anos e um mês de reclusão, há um natural receio de que, colocado em liberdade, venha a furtar-se da aplicação da lei penal. A prudência recomenda então a sua submissão à vigilância eletrônica e que tenha seus deslocamentos controlados”, escreveu Moro.
“Embora tais medidas não previnam totalmente eventual fuga, pelo menos a dificultam”, acrescentou.
EM VINHEDO – José Dirceu poderá circular apenas dentro dos limites da capital. O juiz determinou ainda que Dirceu não se comunique com testemunhas ou outros réus e que compareça a todos os atos do processo, sendo intimado apenas por telefone. Ele só poderá deixar de ir quando Moro assim decidir. O juiz não impôs fiança, sob argumento de já ter feito o sequestro dos bens que constituiam o patrimônio de Dirceu e estavam em nome dele ou de pessoas interpostas.
Dirceu estava preso desde o dia 3 de agosto de 2015 e foi condenado em duas ações penais. Nesta terça-feira, o Supremo Tribunal Federal (SFT) concedeu habeas corpus impetrado pela defesa do ex-ministro para que aguarde em liberdade durante a fase de recursos às sentenças. Na primeira delas, Dirceu foi condenado a 20 anos e 10 meses de prisão por corrupção, de lavagem e de pertinência à organização criminosa. Na segunda, a 11 anos e três meses por corrupção e Moro decretou nova prisão preventiva.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Moro é enxadrista e sabe mover suas peças. Diante do clamor público, o Tribunal Regional Federal vai apressar o julgamento da primeira apelação de Dirceu, que logo estará novamente atrás das grades. É só uma questão de tempo, e em curto prazo(C.N.)

03 de maio de 2017
Cleide Carvalho
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário